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Título : Reputação corporativa e desempenho financeiro das empresas da américa latina
Autor : Pinto, Leonardo José Seixas
Orientador(es):: Freire, Fátima de Souza
Assunto:: Reputação corporativa
Desempenho financeiro
Ativos (Contabilidade)
Indicador de desempenho
Fecha de publicación : 24-oct-2016
Citación : PINTO, Leonardo José Seixas. Reputação corporativa e desempenho financeiro das empresas da América Latina. 2016. 147 f., il. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis)—Programa Multi-Institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasília, 2016.
Resumen : Suportado na Teoria da Visão Baseada em Recursos a qual pressupõe que a elevada reputação condiciona a empresa a alavancar o seu desempenho, esta tese avalia o desempenho financeiro das empresas com elevada reputação comparando-o com outras empresas. Para isto, as empresas listadas no ranking de reputação MERCO foram consideradas como proxy de empresas com elevada reputação. O objetivo dessa tese é compreender os efeitos do desempenho sobre a reputação. Os procedimentos estatísticos utilizados foram o teste de mediana Mann-Whitney nas variáveis de desempenho ROA, ROE, Margem EBITDA, EBITDA, Alavancagem financeira, receita total e ativo total; o teste de probabilidade através de regressão logística com intuito de apurar se os indicadores de desempenho apresentam razões de chance para que a empresa alavanque sua reputação corporativa e a regressão linear múltipla com intuito de verificar se o desempenho financeiro favorece ou não, a empresa a alcançar mais ou menos pontos no ranqueamento de reputação MERCO. Fizeram parte desta pesquisa, as empresas de capital aberto dos países da América Latina onde o MERCO ranqueia a reputação corporativa, sendo estes: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Peru, e México. A amostra validada foi de 2.249 empresas com dados coletados pelo Reuters® no período de 2010 a 2014. Os achados mais relevantes do teste de mediana demostram que em todos os países estudados, o tamanho da empresa, o valor da receita e o valor do EBITDA são estatisticamente diferentes nas empresas com elevada reputação se comparada com as demais empresas. Conclui-se que uma característica das empresas com elevada reputação é serem maiores em tamanho de ativo, possuir maiores receitas e maior valor de EBITDA. Os resultados da regressão logística corroboram com o teste de mediana e revela que: a) para se ter elevada reputação o tamanho da empresa é preponderante, e que as razões de chance de o aumento do ativo alavancar a reputação da empresa acontece em todos os países e b) As razões de chance do aumento do ROE, ROA e/ou do Margem EBITDA alavancarem a reputação é inexistente, contrariando as hipóteses esperadas. Através da regressão linear, descobriu-se que a medida em que a empresa cresce o valor de seu ativo total, a contrapartida é uma melhora no ranking de reputação e que, o aumento do ROA também impacta positivamente no ranking de reputação MERCO. Conclui-se que o desempenho financeiro não alavanca a reputação, mas a reputação é que alavanca o desempenho financeiro.
Abstract: Supported the theory of Resource Based View which assumes that high reputation affects the company to leverage its performance, this thesis evaluates the financial performance of companies with high reputation comparing it to other companies. For this, companies listed in the ranking of MERCO reputation were considered as a proxy for companies with high reputation. The aim of this thesis is to understand the effects of performance on reputation. The statistical procedures used were the median Mann-Whitney in performance variables ROA, ROE, EBITDA Margin, EBITDA, financial leverage, total revenue and total assets, the probability test using logistic regression with a view to establishing whether the indicators performance show odds ratios for the company has high corporate reputation and multiple linear regression in order to verify if the financial performance underpins the company to achieve more or less points in the ranking of MERCO reputation. Were part of this research, publicly traded companies in Latin American countries where MERCO corporate reputation, namely: Brazil, Argentina, Chile, Colombia, Peru, and Mexico. The validated sample of 2,249 companies with data collected by Reuters® in the period 2010 to 2014. The most important findings of median test demonstrate that in all the countries studied, the size of the company, the amount of revenue and the value of EBITDA they are statistically different in companies with high reputation compared with other companies. It was concluded that companies with high reputation are larger in asset size, it has higher revenues and increased EBITDA value. The results of logistic regression showed that: a) to have high reputation the size of the company is dominant and that the odds ratios of the increase in assets leverage the company's reputation are great in all countries and b) the odds ratios the increase in ROE, ROA and/or EBITDA margin leverage the reputation is nonexistent contradicting the hypothesis. By linear regression found that the size of the company represented by total assets, causes the company to position itself better in the reputation ranking and increasing ROA also impacts positively on the reputation ranking. We conclude that the financial performance does not leverage the reputation, but the reputation is leveraging financial performance.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)
Descripción : Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa Multi-Institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2016.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
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DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.06.T.21623
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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