Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21630
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_MateusHenriqueObaBecker.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Autorregulação da aprendizagem em matemática : uma experiência com alunos do ensino médio
Autor : Becker, Mateus Henrique Oba
Orientador(es):: Seimetz, Rui
Assunto:: Matemática - aprendizagem e trabalho pedagógico
Matemática financeira
Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil)
Matemática (Ensino médio)
Fecha de publicación : 1-nov-2016
Citación : BECKER, Mateus Henrique Oba. Autorregulação da aprendizagem em matemática: uma experiência com alunos do ensino médio. 2016. xiv, 93 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumen : A presente dissertação relata um estudo sobre a autorregulação da aprendizagem aplicado com alunos do ensino médio de uma escola pública do Distrito Federal. Após uma descrição do assunto, apresentam-se os conceitos de autores reconhecidos na área, Zimmerman e Pintrich. A atividade realizada com os alunos consiste em dois testes, um para verificar os conhecimentos dos estudantes a respeito da matemática financeira e, posteriormente, um segundo teste para analisar seus desenvolvimentos após um período de estudo. Os dados coletados a partir destes testes trouxeram resultados a respeito da influencia do comportamento, do contexto e da monitorização no processo de aprendizagem. Com isto, verificam-se diferenças entre estudantes que têm um material escolhido pelo professor para o estudo e alunos que buscam suas próprias fontes. Foi possível verificar a influência de se ouvir música durante o estudo. Também, propõem-se algumas possíveis mudanças no processo de aprendizagem e algumas possibilidades de continuação para o trabalho.
Abstract: This paper reports a study about self-regulated learning applied with high school students in a public school of Distrito Federal, Brazil. After a description of the subject, is presented the concepts of recognized authors in this field, Zimmerman and Pintrich.The activity with the students consists of two tests, one to check the knowledge of students about financial math, and later a second test to analyze their development after a period of study. The data collected from these tests brought results concerning the influence of behavior, context and monitoring in the learning process. With these we observed some differences between students who have a material chosen by the teacher to study and students who seek their own sources. It was also possible to check the influence of listening to music during the study. Finally, there are proposals about possible changes in the learning process and some continued opportunities to this work.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Exatas (IE)
Departamento de Matemática (IE MAT)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2016.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Licença:: A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.07.D.21630
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/21630/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.