http://repositorio.unb.br/handle/10482/21699
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_SilviaBeatrizPaesLimaRochaGarcia.pdf | 3,22 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Transições de impacto : uma análise de construção de espetáculo teatral por meio do teatro-fórum |
Authors: | Garcia, Silvia Beatriz Paes Lima Rocha |
Orientador(es):: | Costa, Clarice da Silva |
Assunto:: | Protagonismo infantil Teatro do Oprimido Improvisação (Representação teatral) Platéias de teatro |
Issue Date: | 7-Nov-2016 |
Data de defesa:: | 7-Jul-2016 |
Citation: | GARCIA, Silvia Beatriz Paes Lima Rocha. Transições de impacto: uma análise de construção de espetáculo teatral por meio do teatro-fórum. 2016. 127 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Abstract: | Essa pesquisa analisa de que modo o Teatro do Oprimido pode ser utilizado como procedimento estético em prol da formação do indivíduo e de ações protagônicas. A proposta pedagógica baseia-se no arsenal do Teatro do Oprimido, com enfoque no Teatro-Fórum, uma das técnicas mais praticadas por esse sistema criado por Augusto Boal. O estudo fundamenta-se na criação do espetáculo Transições de Impacto, no qual apresenta situações de opressão debatidas com a intervenção direta da plateia. O debate encenado propõe ferramentas para que o sujeito se perceba e entenda suas potencialidades, utilizando-as com o intuito de se posicionar criticamente em relação às questões sociais presentes em seu cotidiano, através de um trabalho que perpassa pela linguagem artística, ao teatralizar conflitos sociais. |
Abstract: | This study analizes the use of the Oppressed Theatre as an aesthetic procedure in favor of the individual´s formation and their leading actions. The pedagogical proposal is based on the arsenal of the Theatre of the Oppressed, focusing on the Forum Theatre, one of the most practiced techniques for this system created by Augusto Boal . The study is based on the creation of the performance Transitions of Impact, which presents oppression situations discussed with the direct intervention of the audience. The debate staged proposes tools for the subject to perceive and understand their potential , using them in order to position themselves critically in relation to social issues present in their daily lives through a work that runs through the artistic language when dramatizing social conflicts. |
Description: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2016. |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2016.07.D.21699 |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.