Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/21705
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_ProjetoResidenciaPoliticas.pdf343,51 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Projeto residência em políticas públicas : graduação em gestão de políticas públicas
Autre(s) titre(s): Residence in public policy project
Auteur(s): Silva, Suylan de Almeida Midlej e
Antezana, Natália Latino
Medeiros, Janann Joslin
Costa, Alexandre Araújo
Assunto:: Tecnologia educacional
Política pública
Date de publication: 2012
Editeur: Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia
Référence bibliographique: SILVA, Suylan de Almeida Midlej e; ANTEZANA, Natália Latino; MEDEIROS, Janann Joslin; COSTA, Alexandre Araújo. Projeto Residência em Políticas Públicas da UnB. NAU Social, v. 3, p. 145-154, 2012. Disponível em: <http://www.periodicos.adm.ufba.br/index.php/rs/article/viewArticle/202>. Acesso em: 03 nov. 2016.
Résumé: Este projeto apresenta a atividade curricular chamada Residência em Políticas Públicas (RPP) do Curso de Gestão de Políticas Públicas da Universidade de Brasília inspira-se no modelo de residência médica, com as devidas especificidades. Tem como objetivo proporcionar ao aluno um espaço de aprendizagem prático-reflexiva a partir da sua imersão em organizações públicas, sem fins lucrativos ou privadas. A RPP trabalha com a prática da imersão do aluno aprendiz em uma realidade diferente daquela costumeira, por meio da observação e da vivência, se inserindo em um processo de construção de saber específico. A experiência de imersão possibilita a análise dos processos de formulação, implementação e avaliação de uma determinada política pública, promovendo a reflexão sobre a relação Estado e Sociedade, a partir da gestão de políticas públicas. Cursada como disciplina obrigatória no sétimo e oitavo semestres, a RPP conta com a supervisão de membro do corpo docente do Curso e tem carga horária mínima exigida de 60 horas, equivalente a quatro créditos, e carga horária máxima de 120 horas, equivalente a oito créditos. Pode ser realizada por meio de duas modalidades: Residência com imersão total, em tempo integral, e Residência com imersão parcial, em meio período diário. Ao final da RPP, os alunos apresentam Relatório da Residência em Políticas Públicas, incluindo proposta de intervenção, e Diário de Campo. Espera-se também a formação de profissionais capazes de gerar impactos significativos na gestão pública e das organizações sociais com ou sem fins lucrativos e melhorias a médio e longo prazo na gestão de políticas públicas. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This project presents the Residence in Public Policy (RPP) designed for the Course Management Public Policy at the University of Brasilia. This activity is based on the type of residency, with the appropriate specifications. It aims to provide students with a place of learning and reflective practice from its immersion in public, nonprofit or private. The RPP works with the practice of immersion of the student learning in a reality different from usual, through observation and experience, are entering into a process of building specific knowledge. The immersive experience enables the analysis of the processes of formulation, implementation and evaluation of a specific public policy, promoting reflection on the relationship between state and society, from the management of public policies. Functioning as a compulsory subject in the seventh and eighth semesters, the RPP has the supervision of a faculty member's course load and has the required minimum of 60 hours, equivalent to four credits, and maximum workload of 120 hours, equivalent to eight credits. Can be accomplished through two mechanisms: Housing with total immersion, full time, and partial immersion Estate, part-time diary. At the end of the RPP, students present report Housing in Public Policy, including proposed intervention, and Field Journal. It is also expected to train professionals capable of generating significant impacts on public administration and social organizations with or without profit, and improvements in the medium and long-term management of public policies
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Administração
Licença:: NAU Social - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados 2.5 Brasil (CC BY-NC-ND 2.5 BR). Fonte: http://www.periodicos.adm.ufba.br/index.php/rs/article/viewArticle/202. Acesso em: 03 nov. 2016.
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/21705/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.