Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21820
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JulianaAragãoLemesdaCosta.pdf173,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Olgamir Francisco de-
dc.contributor.authorCosta, Juliana Aragão Lemes da-
dc.date.accessioned2016-11-24T10:57:31Z-
dc.date.available2016-11-24T10:57:31Z-
dc.date.issued2016-11-24-
dc.date.submitted2016-02-29-
dc.identifier.citationCOSTA, Juliana Aragão Lemes da. O ensino de modelagem do vestuário: uma discussão sobre a criação de recursos pedagógicos. 2016. 82 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/21820-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Departamento de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Educação, 2016.en
dc.description.abstractEste trabalho é resultado das inquietações surgidas durante a prática docente em modela-gem plana do vestuário no Instituto Federal de Brasília. Constatou-se que os materiais didá-ticos tradicionais disponíveis não atendem plenamente às complexidades da realidade do trabalho e do processo de ensino-aprendizagem de modelagem. Seu objetivo é de desenvolver um recurso pedagógico que dê suporte a um ensino que leve em consideração a subjetividade presente em sala de aula e a própria complexidade dos processos de aprendizagem. A partir do aprofundamento das teorias de aprendizagem, do trabalho real e da experiência docente, desenvolveu-se um recurso pedagógico piloto que foi testado por meio da realização de pesquisa qualitativa na modalidade workshop. Após análise do material produzido – filmagens, produtos e questionário – concluiu-se que o recurso contribuiu para a aprendizagem de modelagem nas esferas cognitivas, motivacionais e interativas, e que seu alcance depende da prática pedagógica adotada. Após modificações resultantes deste processo, o recurso pedagógico é apresentado em forma de produto técnico, com indicações e sugestões de sua aplicabilidade.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleO ensino de modelagem do vestuário : uma discussão sobre a criação de recursos pedagógicosen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordModelagemen
dc.subject.keywordMaterial didáticoen
dc.subject.keywordPedagogia - recursosen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.02.21820-
dc.description.abstract1This work is originated from the unease that grew during the practice of pattern making teaching in Brasilia Federal Institute of Education, Science and Technology (Instituto Federal de Brasília - IFB). It was found that the traditional teaching materials available do not respond adequately to the complexities of the profession and to the complexities of the learning processes. Our objective is to develop a learning material that takes in account the subjectivity present in our classrooms and that embraces the complexity of the learning processes itself. After considering contemporary learning theories, the profession and the experience acquired as a teacher, an educational material was developed. This prototype was tested during a two-day workshop. After analyzing the material collected – footage, products and survey – we concluded that it had a positive contribution for pattern making learning in all cognitive, incentive and interaction dimensions. Furthermore, its scope also depends on the pedagogical stand adopted. After some fine adjustments the educational material is presented in its final form with indications and suggestions for its use.-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.