Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21820
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_JulianaAragãoLemesdaCosta.pdf173,4 MBAdobe PDFView/Open
Title: O ensino de modelagem do vestuário : uma discussão sobre a criação de recursos pedagógicos
Authors: Costa, Juliana Aragão Lemes da
Orientador(es):: Carvalho, Olgamir Francisco de
Assunto:: Modelagem
Material didático
Pedagogia - recursos
Issue Date: 24-Nov-2016
Citation: COSTA, Juliana Aragão Lemes da. O ensino de modelagem do vestuário: uma discussão sobre a criação de recursos pedagógicos. 2016. 82 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Abstract: Este trabalho é resultado das inquietações surgidas durante a prática docente em modela-gem plana do vestuário no Instituto Federal de Brasília. Constatou-se que os materiais didá-ticos tradicionais disponíveis não atendem plenamente às complexidades da realidade do trabalho e do processo de ensino-aprendizagem de modelagem. Seu objetivo é de desenvolver um recurso pedagógico que dê suporte a um ensino que leve em consideração a subjetividade presente em sala de aula e a própria complexidade dos processos de aprendizagem. A partir do aprofundamento das teorias de aprendizagem, do trabalho real e da experiência docente, desenvolveu-se um recurso pedagógico piloto que foi testado por meio da realização de pesquisa qualitativa na modalidade workshop. Após análise do material produzido – filmagens, produtos e questionário – concluiu-se que o recurso contribuiu para a aprendizagem de modelagem nas esferas cognitivas, motivacionais e interativas, e que seu alcance depende da prática pedagógica adotada. Após modificações resultantes deste processo, o recurso pedagógico é apresentado em forma de produto técnico, com indicações e sugestões de sua aplicabilidade.
Abstract: This work is originated from the unease that grew during the practice of pattern making teaching in Brasilia Federal Institute of Education, Science and Technology (Instituto Federal de Brasília - IFB). It was found that the traditional teaching materials available do not respond adequately to the complexities of the profession and to the complexities of the learning processes. Our objective is to develop a learning material that takes in account the subjectivity present in our classrooms and that embraces the complexity of the learning processes itself. After considering contemporary learning theories, the profession and the experience acquired as a teacher, an educational material was developed. This prototype was tested during a two-day workshop. After analyzing the material collected – footage, products and survey – we concluded that it had a positive contribution for pattern making learning in all cognitive, incentive and interaction dimensions. Furthermore, its scope also depends on the pedagogical stand adopted. After some fine adjustments the educational material is presented in its final form with indications and suggestions for its use.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Departamento de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Educação, 2016.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.02.21820
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/21820/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.