http://repositorio.unb.br/handle/10482/21949
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_NovasTecnologiasMediacao.pdf | 584,81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Novas tecnologias e mediação do conhecimento em atividades colaborativas no ensino superior |
Otros títulos : | New technologies and mediation of knowledge in collaborative activities in higher education Nuevas tecnologías y mediación del conocimiento en actividades colaborativas en la educación superior |
Autor : | Barbato, Silviane Bonaccorsi Caixeta, Juliana Eugênia |
Assunto:: | Educação Professores - formação |
Fecha de publicación : | may-2014 |
Editorial : | Faculdade de Educação - UnB |
Citación : | BARBATO, Silviane; CAIXETA, Juliana Eugênia. Novas tecnologias e mediação do conhecimento em atividades colaborativas no Ensino Superior. Linhas Críticas (UnB), BArasília, v. 20, n. 42, p. 363-382, maio/ago. 2014. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/11624/8179>. Acesso em: 15 dez. 2016. |
Resumen : | Neste texto, apresentamos os avanços que obtivemos em aprendizagem
colaborativa em fórum de tema polêmico. Participaram 53 graduandos com
69 postagens. Foram identificados os padrões interacionais e feita análise
dialógica temática. Os resultados indicaram que o diálogo foi construído
em dois temas: a) formação profissional e ação pedagógica e b) formação e
atuação pessoal, direcionados por sentidos de ética e cidadania na educação.
Houve enfoque inicial nos posicionamentos pessoais sobre a situação relatada,
seguido por mudança para enfoque nas postagens do próprio fórum com metaanálise,
com transformação do padrão interacional tradicional. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT In this text, we present the advancements in collaborative learning reached by us during a forum on a polemic issue. There were 53 undergraduate students participating with 69 posts. Interaction patterns were identified and a dialogical analysis of the subject area was made. The results indicated that the dialog was build upon two topics: a) Professional training and educational action and b) personal training and action, directed by purports of ethics and citizenship in education. There was an initial focus on the personal positions in relation to the situation reported, later changing to a focus on the posts of the forum itself, with a meta-analysis, transforming the traditional interaction pattern. _________________________________________________________________________________ RESUMEN En este artículo, presentamos el resultado que obtuvimos en el aprendizaje colaborativo en un foro con tema polémico. Cincuenta y tres alumnos de grado participaron con sesenta y nueve mensajes. Los patrones de interacción fueron identificados y el texto sometido al análisis dialógico temático. Los resultados indicaron que el diálogo fue construido sobre dos temas: a) formación profesional y acción pedagógica; y b) formación y actuación personal, dirigidos por sentidos de ética y ciudadanía en educación. Inicialmente los participantes plantearon los posicionamientos personales en la situación-problema relatada, y enseguida cambiaron el enfoque hacia los mensajes del propio foro con meta análisis, con modificación en el patrón de interacción tradicional. |
Licença:: | Linha Críticas - Declaração de Direito Autoral Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre). Fonte: http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/about/submissions#copyrightNotice. Acesso em: 15 dez. 2016. |
Aparece en las colecciones: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.