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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22130
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Title: A Educação Ciência – Tecnologia – Sociedade (CTS) : elementos em produções científica na Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ
Authors: Marques, Lua Isis Braga
Orientador(es):: Santos, Wildson Luiz Pereira dos
Assunto:: Políticas públicas de saúde - Brasil
Ciência e tecnologia - política
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
Issue Date: 9-Jan-2017
Citation: MARQUES, Lua Isis Braga. A Educação Ciência – Tecnologia – Sociedade (CTS): elementos em produções científica na Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ. 2016. 101 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo analisar um conjunto de artigos (corpus) produção científica sobre educação, no campo específico da política pública de saúde elaborados por pesquisadores/as da Fiocruz a partir de 1994 quando acontece a I Conferência de Ciência e Tecnologia da Saúde. A busca foi feita dentro da plataforma Stelaexpress a partir dos Currículo Lattes dos/as pesquisadores/as da Fiocruz. A seleção gerou 75.151 artigos publicados no período indicado. Após vários filtros o Corpus foi reduzido para 846 artigos considerados direta ou indiretamente vinculados a educação e ensino de ciência e tecnologia, educação, Ciência Tecnologia Sociedade, Tecnologia Social, Educação Popular. Desses 846 artigos foram aplicados mais dois filtros finais: artigos que mantinham diálogo com território e com sujeitos e atores/atrizes sociais. Sendo assim o corpus foi estabilizado em 10 artigos. No tocante aos procedimentos de análises adotou-se como referencial teórico três grandes temas recorrentes na literatura da Educação CTS e dos Estudos CTS: 1) grau de inserção no território, 2) a representação social desse sujeito e 3) as inovações metodológicas e de métodos. Partimos da seguinte hipótese geral: para que aconteça a troca de experiências entre os saberes científicos e populares, os/as pesquisadores/as propuseram em seus discursos alguma mudança social, como situaram as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) diante das demandas e saberes do território? Para respondermos estas questões fundamentais consideramos elementos teóricos como a desmistificação da ciência, o território, as vozes ativas no discurso, além da inovação metodológicas. Tais categorias foram criadas no Software Nvivo, quali-quantitativo, que gerou gráficos de ocorrência significativa das mesmas. Os resultados obtidos devem ser correlacionados ao campo da Educação ciência tecnologia sociedade. O corpus analisado revela preocupações em trazer novas possibilidades metodológicas e de métodos para se trabalhar em uma perspectiva de Educação (CTS), que respeite mais a troca de experiências entres os/as cientistas/pesquisadores/as e os outros (alunos/as professores/as). __________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The research here presented aimed to analyse a set of scientific and technical articles (corpus) on education of public health policy by Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) researchers since 1994. In this year, the I Health Science and Technology Conference in Brazil took place. The search was made inside the Stelaexpress platform to gather data about Fiocruz researchers’ curricula vitae. The search started with a selection of 75,151 articles printed after 1994. The criteria for articles’ selection to make up the Corpus were the words science and technology teaching and education; science, technology, society; social technology; and popular education. In this stage, the selection reached 846 articles. After this set of articles werechosen it was applied two other criteria of selection: articles that somehow kept dialogue with the local, regional or territorial facts; and establish an open dialogue with social actors/actress. This final selection provided a stabilization of the corpus in 10 articles. As far as the theoretical background is concerned, the analyses focus on the three main frequent issues in the Social Studies of Science 1) at what degree the scientific researcher was involved with the territory. 2) At what degree the scientific researcher is involved with the social representation of the territory’s actor/actress. 3) At what degree the scientific researcher is involved with methodological innovations. We started from a general hypothesis that to face the exchange of experiences between scientific knowledge and popular wisdom the researchers in general, are worried about how the scientific and technological institutions are involved as far as social changes are concerned. Such analytical outlines were created in the Nvivo’s qualitative / quantitative software. It generated graphic representation of how many these three outlines are present in the corpus. Our conclusions: the corpus express new possibilities to work with methods as well as methodological approaches toward SST Education; the analyzed corpus express also experiences around the exchange between scientific knowledge and popular wisdom.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.08.D.22130
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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