Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/22209
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2016_LaryssaMotaGuimarãesRocha.pdf4,73 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Uma história da dança em escolas de Brasília : memórias da escola-parque do período de 1960 a 1974
Auteur(s): Rocha, Laryssa Mota Guimarães
Orientador(es):: Wiggers, Ingrid Dittrich
Assunto:: Educação física - currículos
Teixeira, Anísio, 1900-1971 - crítica e interpretação
Escolas Parque - Brasília (DF)
Dança - ensino
Date de publication: 16-jan-2017
Référence bibliographique: ROCHA, Laryssa Mota Guimarães. Uma história da dança em escolas de Brasília: memórias da escola-parque do período de 1960 a 1974. 2016. 158 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Résumé: Este trabalho aborda a história da dança na Escola-Parque de Brasília, nos anos de 1960 a 1974, com base na compreensão de narrativa histórica. Enfocaram-se experiências passadas, como objetos de conhecimento histórico, por meio de fontes documentais, fotografias e história oral. Buscou-se nestas fontes as referências, objetivas ou subjetivas, que a dança na Escola-Parque engendrou. Tem como objetivo caracterizar a dança no currículo da educação básica original de Brasília, levando em conta os pressupostos filosóficos educacionais, bem como as expressões culturais da dança praticada no âmbito escolar. Concluiu-se que a Escola-Parque veio a representar um espaço privilegiado para o desenvolvimento de atividades culturais como a dança, como parte da educação de crianças e jovens. A dança no plano de educação elaborado por Anísio Teixeira proporcionou respeitáveis avanços do ensino da dança na escola, principalmente, no que concerne ao período dos anos 1960 a 1974, em Brasília.
Abstract: This work covers the history of dance in Brasilia School-Park, in the years 1960- 1974, based on the understanding of historical narrative. Focused is accumulated experiences in the past as historical knowledge of objects through documentary sources, photographs and oral history. We attempted to these sources references, objective or subjective, that dance in the School-Park has engendered. It aims to characterize the dance in the curriculum of the original basic education of Brasilia, taking into account the educational philosophical assumptions as well as the cultural expressions of dance practiced in schools. It was concluded that the School-Park has come to represent a privileged space for the development of cultural activities as part of the children and youth education, such as dance. Dance in by Teixeira elaborate education plan provided respectable advances in dance education at school, especially concerning the period 1960 to 1974 in Brasilia.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação Física (FEF)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação Física, 2016.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.04.D.22209
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/22209/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.