http://repositorio.unb.br/handle/10482/22362
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_EdsonRodriguesdaSilva.pdf | 1,52 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | A análise da adesão da UnB ao Reuni : o caso FCE e sua contribuição para a comunidade local |
Authors: | Silva, Edson Rodrigues da |
Orientador(es):: | Valencia Perafán, Mireya Eugenia |
Assunto:: | Ensino superior - Distrito Federal (Brasil) Universidade de Brasília. Faculdade de Ceilândia Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) Ensino superior - política pública - avaliação |
Issue Date: | 31-Jan-2017 |
Data de defesa:: | 12-Sep-2016 |
Citation: | SILVA, Edson Rodrigues da. A análise da adesão da UnB ao Reuni: o caso FCE e sua contribuição para a comunidade local. 2016. 91 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Abstract: | Compreender como as políticas de expansão do acesso à educação superior pública no Brasil e no Distrito Federal possibilitaram novas formas de relação entre comunidade acadêmica e os contextos urbanos em que novos campi foram inseridos, no caso específico, buscamos entender como a instalação do campus da universidade de Brasília (UnB) em Ceilândia (FCE), dedicado a diferentes áreas de saúde, possibilitou específicas condições de aproximação entre estudantes e professores universitários e determinados segmentos da população dessa localidade No presente trabalho, o foco da analise foram as relações entre os projetos/programas de extensão da FCE e a comunidade ceilandense. Realizamos um estudo quantitativo e exploratório do Projeto de extensão de Ação Contínua “Saúde Integral em Famílias Carentes do Distrito Federal” e do Programa de Extensão “Prevenção e reabilitação em idosos e adultos jovens cardiopatas ou não e sua inserção no esporte” com o objetivo de evidenciar a contribuição à comunidade local a partir destas ações de extensão. |
Abstract: | This essay aims to understand how the expansion policies of access to public higher education in Brazil and in Distrito Federal have created new ways of relation between the academic community and the urban contexts where the new campi were inserted. In this specific issue, we will try to understand how the installation of the campus of the University of Brasília (UnB) in Ceilandia (FCE) – designed to different health areas – has made possible specific approach conditions between students and professors and determined Ceilandia’s population segments. In this essay, the analysis focus will be on the relations between the extension projects/programs of FCE and the Ceilandia community. In different terms, we will have a quantitative and exploratory study of the extension project of continuous action ‘Integral Health in Needy Families of Distrito Federal’ and the Extension Program ‘Prevention and rehabilitation of elderly and young adults – cardiac patients or not – and their insertion into sports’ with the goal of showing the contribution to the local community based on these extension actions. |
Description: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão Pública, Departamento de Economia, 2016. |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2016.09.D.22362 |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.