http://repositorio.unb.br/handle/10482/22618
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_DanielLuizdeCarvalhoMota.pdf | 706,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | O negligenciado caráter interacional da violência na escola : situações de violência dentro e fora de uma escola em Ceilândia |
Otros títulos : | The neglected interactional character of violence in school : situations of violence inside and outside a school in Ceilândia |
Autor : | Mota, Daniel Luiz de Carvalho |
Orientador(es):: | Caruso, Haydée Glória Cruz |
Assunto:: | Violência Violência escolar Escolas Sociologia da violência |
Fecha de publicación : | 16-feb-2017 |
Data de defesa:: | 20-oct-2016 |
Citación : | MOTA, Daniel Luiz de Carvalho. O negligenciado caráter interacional da violência na escola: situações de violência dentro e fora de uma escola em Ceilândia. 2016. 111 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumen : | O discurso acerca da crise na escola pública brasileira – que parecia uma retórica superada, pelo menos do ponto de vista da pesquisa acadêmica – vem se constituindo como um tema cada vez mais recorrente no imaginário social brasileiro, principalmente depois da crise institucional iniciada em 2013. Tal discurso considera o caráter público da escola como principal causa da maioria dos problemas educacionais, dentre os quais a violência na escola. Contradizendo esse discurso, muitas pesquisas no campo da violência na escola vêm realizando trabalhos de campo, ampliando o conjunto de dados empíricos acerca do problema, ainda que de forma isolada do ponto de vista da abordagem. Quando desenvolvem suas análises, enfocam professores, gestores ou, em menor medida, estudantes como ponto de vista. A presente pesquisa propõe que entendamos a violência na escola através de uma abordagem que possibilite pormos em diálogo metodológico esses sujeitos, ao enfocarmos o caráter da violência na escola até então negligenciado nas pesquisas, o interacional. Meu objeto são as situações de violência que se manifestam em uma escola – e em seu entorno social – pública de Ceilândia (o Centro de Ensino Fundamental 20). Situações de violência são aqui entendidas como episódios de violência que podem ser relacionados a contextos ritualizados de interação, discerníveis através do padrão de interação sob o qual se configuram. Nesse sentido, apresento uma tipologia das situações de violência que se manifestam no CEF 20, compreendidas através da oposição em que os sujeitos se colocam quando interagindo em situações de violência na escola. E também a tentativa de compreender o trajeto que algumas dessas situações de violência descrevem ao ultrapassar os muros da escola, para dentro ou para fora, discernindo o efeito que o entorno social exerce sobre a escola, mas também o efeito escola exercido por ela sobre seu entorno. |
Abstract: | This speak of the crisis of the Brazilian public school which seemed an antiquated rhetoric, at least from the point of view of academic research is becoming an increasingly recurrent theme in the social imaginary Brazilian, especially after the institutional crisis that began in 2013.Such discourse the public nature of the school as the main cause of most educational problems arise, including violence at school. Contradicting this speech, much research in the field of school violence have been conducting fieldwork, expanding the empirical data set by the problem, although in isolation from the point of view of the approach. In the development of some research in the field of violence in school, focus on teachers, administrators or lesser extent, students and research unit. This research seeks to understand violence in schools through an approach that allows the methodological dialogue put in these issues, we focus on the nature of school violence hitherto neglected research, interaction. My goal is violent situations that occur in school and in their social environment public Ceilândia of (Elementary School Center-CEF 20). The situations of violence is understood here as episodes of violence that may be related to ritual contexts of interaction, discernable through the pattern of interaction under which they are configured. In this regard, I present a typology of situations of violence that occur in the CEF 20, understood by the opposition in which subjects are placed to interact in situations of violence in school. And also try to understand how some of these situations of violence described to overcome the walls of the school, inside or outside, to discern the sense that the social environment is in school, but the effect exerted by the school in its surroundings. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Sociais (ICS) Departamento de Sociologia (ICS SOL) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 2016. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Sociologia |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2016.10.D.22618 |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.