http://repositorio.unb.br/handle/10482/22792
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_GláuciaNizeMartinsSantos.pdf | 4,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | E-learning em diagnóstico bucal |
Autor(es): | Santos, Gláucia Nize Martins |
Orientador(es): | Melo, Nilce Santos de |
Assunto: | Educação Odontologia Realidade aumentada Ensino a distância |
Data de publicação: | 3-Mar-2017 |
Data de defesa: | 29-Nov-2016 |
Referência: | SANTOS, Gláucia Nize Martins. E-learning em diagnóstico bucal. 2016. 137 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | A popularização das Tecnologias de Informação e Comunicação e da Internet vem provocando transformações sobretudo nos modelos educacionais tradicionais, obrigando aqueles que estão à frente das instituições de ensino a repensar a sala de aula e a didática dos professores. Porém, ter uma infinidade de informações disponíveis de fácil acesso não pressupõe a capacidade de transformá-las em conhecimento. Isso significa que o processo de aprendizagem na era digital está vinculado ao processamento da informação do ambiente virtual em conhecimento. Para tanto, o presente trabalho visou avaliar o uso da forma computacional de ensino a distância, e-learning, na disciplina de Diagnóstico Bucal, como ferramenta de ensino para os alunos de graduação em Odontologia. A pesquisa compõe-se de quatro artigos científicos que abrangem uma revisão sistemática sobre a efetividade do elearning no ensino de Radiologia Oral, a descrição do desenvolvimento da Realidade Aumentada a partir de imagens tomográficas, a apresentação de um projeto piloto sobre o uso da plataforma Moodle na área de Radiologia Oral e, por fim, o relato da experiência da utilização do WhatsApp como ferramenta de apoio ao ensino presencial em Radiologia Oral. Evidências sugerem que o e-learning é pelo menos tão eficiente quanto o método tradicional de ensino e os alunos demonstram atitudes positivas em relação à sua implementação. Foi observado, no entanto, que a participação dos estudantes nos módulos online foi baixa, e que há vários fatores que interferem nesse processo educacional. Em conclusão, é necessário dar sentido ao uso da tecnologia, e o maior desafio do professor é despertar no aluno a curiosidade e dar um objetivo evidente ao uso de novas tecnologias no aprendizado. |
Abstract: | The high popularity of the Internet and Communication and Information Technologies have been changing the traditional educational models, forcing those responsible for the education institutions to rethink about classroom and teachers’ pedagogical skills. However, having a great amount of easy access and available information do not suppose ability to turn them into knowledge. It means that the learning path in digital era is directly related to the virtual environment information processed into knowledge. In this context, the present work aimed to evaluate the computational method of distance learning, e-learning, in Oral Diagnosis discipline, as a teaching tool for Dentistry undergraduate students. This research is composed by four original articles which includes a systematic review about the effectiveness of elearning in Oral Radiology, the development of Augmented Reality from tomographic acquisitions, the presentation of a pilot project that provided Oral Radiology contents in Moodle platform and, at last, the report of an experience using WhatsApp as a support tool to the face-to-face Oral Radiology classes. Evidences suggest that elearning is at least as efficient as the traditional method of teaching, and that students have positive attitudes toward its implementation. However, it was observed that the students’ participation in the online modules was low, and that there are many factors influencing this educational process. In conclusion, it is necessary to give signification to technology, and the major teacher’s challenges are to awaken students’ curiosity and purpose a clear objective to the use of new technologies in learning. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2016. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2016.11.D.22792 |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.