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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/22800
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Titre: Jovens na modalidade EJA na escola pública : autodefinição de jovem e função das TDICEs
Auteur(s): Souza, Helga Valéria de Lima
Orientador(es):: Sousa, Carlos Alberto Lopes de
Assunto:: Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão
Comunicação e expressão
Educação de jovens e adultos
Escolas públicas
Estudantes
Date de publication: 6-mar-2017
Référence bibliographique: SOUZA, Helga Valéria de Lima. Jovens na modalidade EJA na escola pública: autodefinição de jovem e função das TDICEs. 2016. 146 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Résumé: A presente pesquisa, ao propor dar voz aos educandos inseridos na modalidade de Educação para Jovens e Adultos – EJA, buscou, a partir das manifestações dos discursos apresentados pelos educandos, elementos da sua autodefinição de jovens ou de adultos e as funções atribuídas por eles às Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão - TDICEs. Para tanto, os objetivos foram: conhecer o perfil do jovem inserido no sistema educacional para jovens e adultos do turno vespertino, de uma escola pública da cidade de Taguatinga – DF; identificar como ocorre a proposta, por parte da escola, para a apropriação das TDICEs, a tal grupo; e compreender a autodefinição de jovens ou adultos e a função das TDICEs na construção dos discursos produzidos pelos educandos. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, com a formação de um grupo de nove educandos, realizadas cinco entrevistas em grupo e de nove individuais; foi aplicado o método da análise do discurso, a análise documental do Projeto Político Pedagógico – PPP, a observação in loco do Laboratório de Informática da escola e um questionário a um grupo de professores para a complementação e triangulação dos dados coletados para análise. Como referencial teórico, foram adotados os autores Pierre Bourdieu (2013) referente às análises da função social da escola e a manutenção das desigualdades sociais, os levantamentos de Mônica Peregrino (2010) relativos às trajetórias de educandos no sistema público educacional e os estudos de Marco Mello (2016) sobre o processo de juvenilização da EJA. Como referencial metodológico, foram adotados George Gaskell (2004), para os diálogos sobre entrevistas em grupo e individual; Conceição Nogueira (2001), para a conceituação de discursos e a análise dos discursos; e Menga Ludke (1986), sobre análise documental. Os dados coletados a partir dos critérios de idade entre 17 (dezessete) e 24 (vinte e quatro) anos e, estar matriculado no Centro Educacional II de Taguatinga, no período vespertino, mostraram que os jovens educandos da modalidade EJA se autoclassificam como jovens, atribuindo às TDICEs função de comunicação, inserção social e veículo para pesquisa. Confirma-se o “fenômeno da juvenilização da EJA”, com a presença de jovens otimistas em relação ao futuro, possuidores de projetos profissionais, têm o hábito da navegar em sites para pesquisa de temas e questões extraescolares. Averígua-se ainda, a quase total ausência de ações educativas direcionadas para o uso das TDICEs como instrumento de pesquisa e a existência de um desalinhamento da equipe de professor com a proposta educacional da EJA.
Abstract: The present research, by proposing to give voice to learners from the Education for Youth and Adults form– EJA, sought - from the manifestations of speeches presented by them, elements from their self-definition and from the tasks assigned by them to the Information Digital Technologies, Communication and Expression – TDICEs. Therefore, the objectives were to understand the profile of the youth placed in the education system for young people and adults in the afternoon at a public school in the city of Taguatinga - DF; to identify how the school accepts the proposal for implementation of TDICEs to the referred group; and to understand the self definition of youth or adults and the function of TDICEs in the construction of speeches produced by the students. This is a qualitative research which used a group of nine students; carried out five (5) group interviews and nine (9) individual ones; used discourse analysis method, documentary analysis of the Political Pedagogical Project – PPP and on-site observation of the school's computer lab; and produced a questionnaire to a group of teachers in order to complement the collected data as part of the triangulation process. The theoretical framework adopted the author Pierre Bourdieu (2013) for the analysis of the school's social function and the maintenance of social inequalities; the surveys by Monica Pilgrim (2010) for the students´ journeys in the public educational system; and the studies of Marco Mello (2016) for the “making young” process of EJA. The methodological framework adopted George Gaskell (2004) for the use of group and individual interviews; Conceição Nogueira (2001) for the conception of discourse and discourse analysis; and Ludke Menga (1986) for the documentary analysis. As the conclusion of this study, it appears that the students of EJA form define themselves as young people and attribute the functions of communication, social inclusion and media device to the TDICEs. It confirms the "'juvenilização'” phenomenon of EJA”, optimistic people about the future, holders of professional projects, used to the internet for research and extracurricular purposes. It also finds out the almost total absence of educational activities directed to the use of TDICEs as a research tool, and the misalignment relation between teaching staff and the educational proposal of EJA.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
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DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.12.D.22800
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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