http://repositorio.unb.br/handle/10482/2286
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2005_KemileSemereneCosta.pdf | 737,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Práticas educativas em obesidade e envelhecimento desenvolvidas por profissionais de saúde de Goiânia : significados e desafios |
Autor(es): | Costa, Kemle Semerene |
Orientador(es): | Oliveira, Maria Liz Cunha de |
Assunto: | Educação em saúde Envelhecimento Obesidade Idosos |
Data de publicação: | 2005 |
Data de defesa: | 2005 |
Referência: | COSTA, Kemle Semerene. Práticas educativas em obesidade e envelhecimento desenvolvidas por profissionais de saúde de Goiânia: significados e desafios. 2005. 193 f. Dissertação (Mestrado)-Programa Multiinstitucional de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, UnB/UFG/UFMS, Goiânia, 2005. |
Resumo: | O envelhecimento e a obesidade têm interferido negativamente nos índices de morbimortalidade da população do Brasil e do mundo. Contribuem também para que inúmeras pessoas, especialmente mulheres, preocupadas com a imagem corporal submetam-se a iferentes procedimentos, a fim de se sentirem socialmente adequadas. A educação em saúde tem papel fundamental nas ações relacionadas a esses dois fenômenos e representa um desafio para profissionais de saúde. Este estudo tem como objetivo dentificar e analisar práticas educativas relacionadas à obesidade e ao processo de envelhecimento, desenvolvidas por rofissionais da rede pública de saúde de Goiânia - GO. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa realizado com profissionais inseridos em ações educativas relacionadas à obesidade e ao envelhecimento. Para coletar os dados, utilizamos entrevista semi-estruturada e observação participante de reuniões educativas e atendimentos ndividuais. O tratamento dos dados se deu por meio da análise de conteúdo e os resultados foram discutidos levando em conta quatro categorias previamente estabelecidas: a educação em saúde, o envelhecimento, a obesidade e interfaces. Observamos que as práticas educativas em obesidade e nvelhecimento não são prioridade no contexto da assistência à saúde. Evidenciamos a predominância de estratégias que favorecem uma educação em saúde de caráter autoritário e disciplinador, revelando equipes ultiprofissionais pouco preparadas para desenvolver ações que visem, sobretudo, à promoção e ao fortalecimento dos usuários. O envelhecimento foi compreendido não apenas como um processo natural que ocorre ao longo da vida, mas também como a velhice ropriamente dita. A obesidade foi considerada doença multicausal, fator de risco para enfermidades crônico- degenerativas e, assim, um grave problema de saúde pública. A relação entre esses dois fenômenos foi estabelecida frente à possibilidade de excesso de peso e seus agravos durante o processo de envelhecer. Os dados, analisados na perspectiva de gênero, apresentaram importantes reflexões sobre a construção social do corpo jovem e magro, revelando que a preocupação das mulheres com a estética constitui-se no principal motivo de busca pelos serviços. Enfim, o estudo permite afirmar que compreender a obesidade e o envelhecimento no contexto da assistência integral à saúde, e reconhecer o papel fundamental das práticas educativas são passos importantes para o redimensionamento da atuação profissional. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACT Aging and obesity have interfered negatively on morbidity and mortality rates of the Brazilian and worldwide population. They also contribute so that innumerable people, especially women, concerned about body image, submit themselves to several procedures in order to feel socially accepted. Health Education plays a considerable role on both issues and represents a challenge to health professionals. This study aims to identify and to analyze educational activities related to obesity and the aging process developed by public health professionals in Goiânia, GO. It is a qualitative, descriptive and exploratory study, carried out with health professionals involved in educational health activities related to obesity and aging. Semi structured interviews were used for data collection as well as participatory observation of educational meetings and individual appointments. The treatment of data was done from the methodological reference of content analysis, which results were discussed based on four previously defined categories: education in health, aging, obesity and interfaces. We observe that educational practices on obesity and aging are not priority in the context of health attention as a whole. We evidence the predominance of educational strategies that favor an authoritarian and disciplining health education, revealing that health teams are not adequately prepared for developing actions that aims, above all, the promotion and the empowerment of the clients. Aging was understood not only as a natural process in the course of life, but as well as old age strictly speaking. Obesity was considered a multicausal illness and a risk factor for chronic and degenerative illnesses, and thus, a serious public health problem. The relation between these two phenomena was established vis-à-vis the possibility of the overweight and its consequences on aging. Analyzed from a gender perspective, data allow important considerations on the social construction of the young and slim body, revealing that the women’s concern with aesthetics is one of the main reasons for the searching of health services. Hence, this study allows us to assert that understanding obesity and aging in the context of the integral attention in health, along with the recognition of the relevant role of the educational practices are important steps in order to redefine the professional exercise. |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2005. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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