Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/22971
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2016_SarahResendedosSantos.pdf4,85 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: A História através dos mapas : análise da cartografia presente em livros didáticos e o diálogo entre Geografia e História
Auteur(s): Santos, Sarah Resende dos
Orientador(es):: Gil, Tiago Luís
Assunto:: Cartografia
Interdisciplinaridade
Mapas
Livros didáticos
Date de publication: 21-mar-2017
Référence bibliographique: SANTOS, Sarah Resende dos. A História através dos mapas: análise da cartografia presente em livros didáticos e o diálogo entre Geografia e História. 2016. 118 f., il. Dissertação (Mestrado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Résumé: Esse trabalho se propôs investigar de que forma o conhecimento histórico é representado na cartografia presente nos livros didáticos de História e como essa representação nos ajuda a compreender o desenvolvimento da historiografia e a relação entre a Geografia e a História, em função das transformações teóricas ocorridas no desenvolvimento dessas ciências ao longo do século XX. As mudanças ocorridas no interior dessas disciplinas teriam sido refletidas na representação cartográfica e na elaboração dos mapas, que estiveram presentes nos livros didáticos de história utilizados pelos estudantes. A cartografia representada nesses livros também teria sido utilizada como um instrumento de legitimação da relação interdisciplinar da História com outras ciências humanas, na medida em que há um aumento do número de tipologias e conteúdos abordados nos mapas.
Abstract: This dissertation proposes to investigate in which ways the historical knowledge is represented in cartography shown in History textbooks and how this representation helps to comprehend the development of historiography and the relation between Geography and History, based on the theoretical transformations ocurred throughout the development of these sciences during the 20th century. The alterations that took place in those field areas can be reflected on the cartographical representation and the production of maps, which have been present in History textbooks used by students. The cartography represented in these books was also used as a instrument of legitimation of the multidisciplinary relations between History and other social sciences, in parallel with the increase of the number of typologies and content approached by the maps.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-graduação em História, 2016.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em História
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.12.D.22971
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/22971/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.