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Título : Eikós e a representação da verossimilhança : o espaço ficcional em textos gregos antigos
Autor : Fonseca, Valesca Scarlat Carvalho da
Orientador(es):: Rocha, Sandra Lúcia Rodrigues da
Assunto:: Verossimilhança
Retórica
Mimese na literatura
Representação (Filosofia)
Fecha de publicación : 22-mar-2017
Citación : FONSECA, Valesca Scarlat Carvalho da. Eikós e a representação da verossimilhança: o espaço ficcional em textos gregos antigos. 2016. 133 f. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumen : Esta pesquisa tem como objetivo analisar como o termo grego eikós se encontra em uso e textos clássicos gregos do séc. V a.C., em alguns diálogos filosóficos de Platão, Górgias, Protágoras e Fedro; e em textos de oratória grega, onde se encontra A Primeira Tetralogia de Antifonte. Pretende-se explorar o termo como premissa cultural e argumento oratório em contexto que antecede às sistematizações de Aristóteles na Retórica e na Poética. Já no séc. IV a.C., encontra-se o corpus de discursos de Demóstenes, que apresentam uso desigual do argumento eikós nas Filípicas e Questões de Quersoneso. Analisa-se também a utilização do eikós na composição do Timeu de Platão, como recurso ficcional para a narrativa de constituição do universo e do processo mimético de criação do mundo. Transmitido pela tradição a partir da Poética como a categoria da verossimilhança, o termo passa a ser difundido juntamente com a mímesis, no processo de criação artística, como é visto em Cícero, com a técnica da imitatio; em Dionísio de Halicarnasso e Longino, com a emulação; em Luciano de Samósata, com o humor dos enredos ficcionais; e em Erasmo de Rotterdam, com a crítica ao radicalismo da imitação de modelos. Portanto, este trabalho apresentará o caráter ficcional do termo eikós nos diferentes textos e gêneros discursivos clássicos, e a recepção deste como categoria pela tradição literária.
Abstract: This research aims to analyze how the Greek term eikós was used in classical Greek texts of the 5th century BC in some philosophical dialogues of Plato, Gorgias, Protagoras and Phaedrus; and in Greek oratory, i.e. Antiphon’s First Tetralogy. The purpose of this study is to explore the term as a cultural premise and oratory argument in the context prior to Aristotle’s systematization – Rhetoric and Poetics. It was found that even in the 4th century BC, the corpus of Demosthenes's speeches showed an uneven use of the eikós’ argument in The Philippics and On the Chersonese. Eikós usage is also analyzed in Plato’s Timaeus, as a fictional feature for the narrative of the constitution of the universe and the mimetic process of the creation of the world. Transmitted throughout the Poetics tradition as the category of verisimilitude, the term becomes widespread along with mímesis, the process of artistic creation, as seen in Cicero – by means of the technique of imitatio –; in Dionysius of Halicarnassus and Longinus – by emulation –, in Lucian of Samosata –within the humor of the 'fictional plot'–, and in Erasmus of Rotterdam – with the criticism of the radicalism of imitation models. Therefore, this investigation presents the fictional character of the term eikós in varied classical texts and genres, and its reception as a category by the literary tradition.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2016.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Literatura
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DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.03.D.22985
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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