http://repositorio.unb.br/handle/10482/23071
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_SilvanaGoulartPeres.pdf | 3,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | O processo de significação da professora contadora de histórias e a interação com crianças no contexto da biblioteca escolar |
Autor : | Peres, Silvana Goulart |
Orientador(es):: | Borges, Fabricia Teixeira |
Assunto:: | Desenvolvimento humano Contadores de histórias Literatura infanto-juvenil Bibliotecas escolares |
Fecha de publicación : | 27-mar-2017 |
Data de defesa:: | 17-feb-2017 |
Citación : | PERES, Silvana Goulart. O processo de significação da professora contadora de histórias e a interação com crianças no contexto da biblioteca escolar. 2017. xiv, 167 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumen : | Este estudo parte da ideia de que o desenvolvimento humano ocorre por meio de múltiplas formas e ações que se constituem ao longo da vida do sujeito e a partir das interações sociais e dos processos de significação. Se somos constituídos no mundo como seres interativos, imersos na cultura, necessitamos de um outro para estabelecer uma mediação e nos auxiliar no processo de desenvolvimento humano. Assim, tendo em vista a comunicação, essa mediação se faz com o uso da linguagem, em todas suas formas de manifestação, exigindo sempre um interlocutor e constituindo um processo dialógico. Esta dissertação resulta de um Estudo de Caso que buscou analisar como o processo de significação de uma professora em interação com os alunos favoreceu sua constituição como professora contadora de histórias no contexto da biblioteca escolar da Educação Infantil em uma escola do Distrito Federal. Para alcançar esse objetivo geral, foi necessário: identificar experiências relevantes que contribuíram para a constituição de significados da professora em ser contadora de histórias; descrever as interconexões entre momentos vivenciados no passado e no presente, e perspectivas futuras, que constituíram o processo de significação da professora; e analisar as interações ocorridas no contexto da Biblioteca Escolar entre a contadora de histórias e crianças que constituíram o processo de significação em ser professora. Recorremos ao aporte teórico do desenvolvimento humano na perspectiva da Psicologia Cultural com ênfase no contexto histórico- cultural, bem como do dialogismo, a partir de uma leitura psicológica do fenômeno. O marco teórico considerou autores fundamentais e bibliografia relacionada aos seguintes temas: desenvolvimento humano, processo de significação, interações sociais, contação de histórias, biblioteca escolar, literatura infantil. Entre os autores estudados para iluminar a compreensão dos temas, encontram-se os clássicos Vygotsky, Leontiev, Luria, e os contemporâneos Bruner, Valsiner, Zittoun, além de Bakthin, Bourdieu, Benjamin, Pontecorvo, Ajello e Zuccermaglio, entre outros. Os instrumentos usados na construção de dados foram: a história de vida da professora, apreendida por meio de sua narrativa e a partir de respostas dadas às perguntas sobre sua biografia; a filmagem de um episódio de contação de histórias pela professora da biblioteca com alunos de uma turma de 2º período; e observação direta, em relação ao espaço físico e à dinâmica da professora da biblioteca escolar, com anotações em diário de bordo. Quanto aos procedimentos de análise dos dados, foram feitas análises temáticas por meio de análise dialógica da conversação adaptada à Psicologia em relação ao mapa de significados da escolha da professora (que recebeu o nome fictício de Sherazade) em atuar como contadora de histórias em uma biblioteca e a microanálise das interações na contação de histórias. Entre outras conclusões, os resultados da pesquisa evidenciaram que: o desenvolvimento humano é um processo que sempre decorre embrenhado de fatores biológicos, sociais, históricos e culturais; é possível alavancar o desenvolvimento humano por meio das narrativas; há uma preocupação de resgate da oralidade por parte de Sherazade, a partir da multiplicidade de narrativas engendradas nas discussões das histórias contadas, tanto ficcionais quanto cotidianas, atrelando emoções e imaginação ao uso do recurso simbólico; o processo de significação em ser professora contadora de histórias tem implicações sobre os modos de agir, interagir e configurar metas, crenças e valores sobre sua vida; o processo de significação em ser professora contadora de histórias decorreu na constituição de seu self, a partir de sua experiência de vida permeada de uma intencionalidade de ensinar, de exercer a cidadania, e aparece mais fortemente quando ela atua na contação de histórias. |
Abstract: | This study is based on the idea that human development occurs through multiple forms and actions that are constituted throughout the life of the subject and from social interactions and processes of signification. If we are constituted in the world as interactive beings, immersed in culture, we need another to establish mediation and help us in the process of human development. Thus, in view of communication, this mediation is done with the use of language, in all its forms of manifestation, always requiring an interlocutor and constituting a dialogical process. This dissertation results from a Case Study that sought to analyze how the process of meaning of a teacher in interaction with students favored her constitution as a storytelling teacher in the context of the school library of Early Childhood Education in a school in Distrito Federal. In order to achieve this general objective, it was necessary to: identify relevant experiences that contributed to the teacher’s meaning in being a storyteller; to describe the interconnections between moments lived in the past and present, and future perspectives, which constituted the process of meaning of the teacher; and to analyze the interactions that occurred in the context of the School Library between the storyteller and children who constituted the process of meaning in being a teacher. We used the theoretical contribution of human development in the perspective of Cultural Psychology with emphasis on the historical-cultural context, as well as dialogism, based on a psychological reading of the phenomenon. The theoretical framework considered fundamental authors and bibliography related to the following themes: human development, signification process, social interactions, storytelling, school library, children's literature. Among the authors studied are the classics Vygotsky, Leontiev, Luria, and contemporaries Bruner, Valsiner, Zittoun, Bakthin, besides Bourdieu, Cosson, Benjamin, Caixeta, Pontecorvo, Ajello and Zuccermaglio, among others. The instruments used in data construction were: the teacher’s life history, learned through her narrative and from answers given to questions about her biography; the filming of an episode of storytelling by the library teacher with students from a 2nd period class; and direct observation, in relation to the physical space and the dynamics of the school library teacher, with notes in a logbook. As for the data analysis procedures, thematic analyzes were carried out through dialogic analysis of the conversation adapted to Psychology in relation to the map of meanings of the teacher’s choice (who received the fictitious name of Sherazade) in acting as a storyteller in a library and the microanalysis of storytelling interactions. Among other conclusions, the research results showed that: human development is a process that is always fraught with biological, social, historical and cultural factors; it is possible to leverage human development through narratives; there is a concern of rescue of the orality by Sherazade, from the multiplicity of narratives engendered in the discussions of stories told, both fictional and daily, linking emotions and imagination to the use of the symbolic resource; the process of meaningfulness as a storytelling teacher has implications for ways of acting, interacting, and setting goals, beliefs, and values about her life; the process of meaning in being a storytelling teacher took place in the constitution of herself, from her life experience permeated by an intentionality to teach, to exercise citizenship, and it appears more strongly when she acts in storytelling. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2017. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2017.02.D.23071 |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.