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Titre: Arte-educação ambiental, um constructo transdisciplinar
Auteur(s): Rache, Rita Patta
Orientador(es):: Pato, Claudia Márcia Lyra
Assunto:: Arte e educação
Metodologia
Pesquisa
Date de publication: 27-mar-2017
Référence bibliographique: RACHE, Rita Patta. Arte-educação ambiental, um constructo transdisciplinar. 2016. 232 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Résumé: A partir da práxis educativa de arte-­educadoras que desenvolvem ações articuladas entre arte-­ educação e educação ambiental, particularmente aquelas que contribuíram para a elaboração da metodologia de educação ambiental da ONG Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (NEMA), de Rio Grande/RS, e da Escola da Natureza, de Brasília/DF, constatamos a emergência da expressão Arte-­Educação Ambiental (AEA). Nosso objetivo foi investigar o fenômeno, seu conteúdo, referenciais teóricos, as metodologias e os sentidos que abriga, propondo o construto transdisciplinar Arte-­Educação Ambiental. Do mesmo modo, visamos elucidar se a AEA se configura ou não como uma subárea ou especialidade emergente do conhecimento, uma vez que a expressão não se limita ao espaço e à produção do NEMA e da Escola da Natureza, tem sido utilizada em outras ONGs, coletivos e instituições de educação básica e superior. Tendo como perspectiva teórica a Complexidade, a pesquisa partiu de uma abordagem qualitativa, caracterizando-­se como uma pesquisa exploratória e participativa, realizada no âmbito de um coletivo-­pesquisador, composto por 8 arte-­educadoras ambientais. Para coleta de dados, foram realizadas entrevistas individuais, fóruns de discussão e bate-­papos virtuais. A análise e discussão foram realizadas na perspectiva metodológica da transdisciplinaridade e resultaram em cinco macrocategorias, que fundamentam o construto Arte-­ Educação Ambiental, e na elaboração de uma mandala de saberes, construída pelo coletivo-­ pesquisador. Constatamos que a AEA é uma práxis transdisciplinar, portanto, não se configura como uma subárea ou especialidade emergente do conhecimento. Trata-­se de uma ação educativa que articula as artes, as ciências, a educação, o campo ambiental e outros saberes, sendo a arte-­educação e a educação ambiental sua base, assim como áreas de origem e formação das arte-­educadoras ambientais envolvidas na pesquisa. Nossa tese é de que a AEA é um campo propício para desconstruir as dicotomias do pensamento moderno, rompendo com a hegemonia do pensamento científico nos processos educativos, pois ela opera com a racionalidade sensível, possibilitando-­nos o autoconhecimento e o conhecimento do outro, de maneira que venhamos a estabelecer modos de interação sociedade–natureza e dos seres humanos voltados à formação de valores ecológicos e condutas sustentáveis.
Abstract: Based on the educational praxis of art educators who develop articulated actions with art education and environmental education, particularly those who contributed to the elaboration of the environmental education methodology in the NGO Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (NEMA) from Rio Grande/RS, and Escola da Natureza from Brasília/DF, we note the emergence of the expression Art-­Environmental Education (AEE). Our objective was to investigate the phenomenon, its contents, theoretical references, methodologies and the senses it comprises, proposing the transdisciplinary construct Art-­Environmental Education. Similarly, we aim to elucidate whether AEE is or is not a subarea or specialty of emerging knowledge, as the expression is not limited to the space and production of NEMA and Escola da Natureza, and has been used in other NGOs and basic and higher education institutions. Based on the theoretical perspective of Complexity, the research followed a qualitative approach, characterized as an exploratory and participatory research. It was carried out by means of a research collective, composed of 8 environmental art educators. Individual interviews, discussion forums and virtual chats were conducted for data collection. The analysis and discussion were carried out through the methodological perspective of transdisciplinarity and resulted in five macrocategories that base the Art-­Environmental Education construct, and in the elaboration of a mandala of knowledge by the research collective. We have found that AEE is a transdisciplinary praxis;; therefore, it does not constitute an emerging sub-­area or specialty of knowledge. It is an educational action that articulates the arts, sciences, education, the environmental field and other forms of knowledge, being art education and environmental education its basis, as well as areas of origin and formation of art-­environmental educators. Our thesis is that AEE is a suitable field for deconstructing the dichotomies of modern thought, breaking away from the hegemony of scientific thought in educational processes, since it operates with sensible rationality, enabling us to self-­knowledge and knowledge of the other, so that we establish interactions between society and nature and among human beings focused on the formation of ecological values and sustainable behaviors.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
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DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.12.T.23073
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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