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Título : Serviços empresariais e inovação : uma abordagem para o caso brasileiro
Autor : Machado, Anaely da Silva
Orientador(es):: Arbache Filho, Jorge Saba
Assunto:: Inovação
Serviços
Serviços empresariais
Indústria
Fecha de publicación : 28-mar-2017
Citación : MACHADO, Anaely da Silva. Serviços empresariais e inovação: uma abordagem para o caso brasileiro. 2017. 68 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumen : O aumento da participação do setor de serviços na economia evidenciou questões a respeito das consequências desse processo sobre o crescimento, a produtividade e o progresso tecnológico. Nesse contexto, serviços empresariais despontaram não apenas pela sua capacidade de elevar a produtividade do próprio setor de serviços, como também pela sua interação com os demais setores da economia. Assim, a hipótese central desse trabalho consiste em que o consumo intermediário de serviços empresariais – especialmente de serviços de valor, telecomunicações e serviços financeiros – contribui positivamente para o processo inovativo. O argumento por trás dessa hipótese é o de que esses serviços dão suporte à inovação nas firmas-clientes. Diante dessa discussão, o presente trabalho testa a hipótese levantada para o setor industrial brasileiro. A análise empírica baseia-se em indicadores para o consumo intermediário de serviços, calculados a partir das matrizes insumo-produto do World Input-Output Database (WIOD), e indicadores de inovação da Pesquisa de Inovação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PINTEC/IBGE). Com base em índices de correlação e estimações econométricas, constata-se a existência de uma relação positiva e significativa entre o consumo intermediário de serviços de valor, telecomunicações e serviços financeiros e o percentual de empresas inovadoras por setor na indústria brasileira.
Abstract: The increasing participation of the service sector in the economy has highlighted questions about the consequences of this process on growth, productivity and technological progress. In this context, business services have emerged not only by their ability to raise the productivity of the service sector itself, but also for their interaction with other sectors of the economy. Thus, the central hypothesis of this study is that the intermediate consumption of business services – especially of value services, telecommunications and financial services – has a positive effect on the innovative process. The argument behind this hypothesis is that these services support innovation in client firms. Based on this discussion, this paper tests the hypothesis for the Brazilian industrial sector. The empirical analysis is based on indicators for the intermediate consumption of services, calculated from the input-output matrices of World Input-Output Database (WIOD), and innovation indicators of the Survey of Technological Innovation of the Brazilian Institute of Geography and Statistics (PINTEC/IBGE). Based on correlation indexes and econometric analysis, we find evidence for the positive and significant relationship between the intermediate consumption of value services, telecommunications and financial services and the percentage of innovative firms by sector in the Brazilian industry.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Economia (FACE ECO)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas, 2017.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Economia
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DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.02.D.23107
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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