http://repositorio.unb.br/handle/10482/23135
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
EVENTO_EspacoBrincarRotina.pdf | 1,21 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | O espaço do brincar na rotina pedagógica da educação infantil |
Auteur(s): | Vieira, Andreia dos Santos Gomes Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira Silva, Elisvânia Amaro da |
Assunto:: | Brincadeiras Educação de crianças |
Date de publication: | 2017 |
Editeur: | Faculdade de Educação - UnB |
Référence bibliographique: | VIEIRA, Andreia dos Santos Gomes; CERQUEIRA, Teresa Cristina Siqueira; SILVA, Elisvânia Amaro da. O espaço do brincar na rotina pedagógica da educação infantil. In: ENCONTRO DE APRENDIZAGEM LÚDICA, 2., 2016, Brasília. Anais eletrônicos... Brasília: Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017. p. 118-124. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/handle/10482/23065>. Acesso em: 29 mar. 2017. |
Résumé: | Este artigo é um recorte de um estudo realizado junto aos professores de Educação Infantil e aos alunos acerca de suas representações sociais sobre as rotinas pedagógicas. Dentre os elementos emergentes das representações docentes, destacam-se o brincar e a brincadeira, o que evidencia o reconhecimento da importância dessas ações no contexto escolar. Na escuta das crianças sobre a rotina pedagógica e sua participação na organização da mesma, esses sujeitos, também, apresentam o brincar e a brincadeira como aspectos considerados importantíssimos durante o período em que permanecem na escola, bem como o espaço que devem ocupar na organização do trabalho pedagógico. Os resultados apontam para a relevância atribuída pelas crianças no que se refere à presença da ludicidade no espaço escolar e ao desafio de efetivar sua participação na organização da rotina que ainda tem, como foco, a figura do professor. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) |
Description: | Este artigo é um recorte de um estudo realizado junto aos professores de Educação Infantil e aos alunos acerca de suas representações sociais sobre as rotinas pedagógicas. Dentre os elementos emergentes das representações docentes, destacam-se o brincar e a brincadeira, o que evidencia o reconhecimento da importância dessas ações no contexto escolar. Na escuta das crianças sobre a rotina pedagógica e sua participação na organização da mesma, esses sujeitos, também, apresentam o brincar e a brincadeira como aspectos considerados importantíssimos durante o período em que permanecem na escola, bem como o espaço que devem ocupar na organização do trabalho pedagógico. Os resultados apontam para a relevância atribuída pelas crianças no que se refere à presença da ludicidade no espaço escolar e ao desafio de efetivar sua participação na organização da rotina que ainda tem, como foco, a figura do professor. |
Licença:: | Autorização para disponibilização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pelo organizador do evento, em 23 de março de 2017, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 Interancional, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
metadata.dc.relation.isbasedon: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/23065 |
Collection(s) : | Trabalhos apresentados em evento |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.