Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/23145
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVENTO_JogosReflexaoPura.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Jogos de reflexão pura como ferramenta lúdica para a aprendizagem matemática
Autor(es): Pin, Virgínia Perpetuo Guimarães
Sá, Antônio Villar Marques de
Assunto: Brincadeiras - educação
Jogos educativos
Aprendizagem - matemática
Data de publicação: 2017
Editora: Faculdade de Educação - UnB
Referência: PIN, Virgínia Perpetuo Guimarães; SÁ, Antônio Villar Marques de. Jogos de reflexão pura como ferramenta lúdica para a aprendizagem matemática. In: ENCONTRO DE APRENDIZAGEM LÚDICA, 2., 2016, Brasília. Anais eletrônicos... Brasília: Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017. p. 186-195. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/handle/10482/23065>. Acesso em: 30 mar. 2017
Resumo: O ambiente escolar deve ser acolhedor, interessante, provocativo e estimulante. Uma forma de desenvolver a aprendizagem matemática e o raciocínio dos alunos da educação infantil e despertar o seu interesse pela aprendizagem é utilizando instrumentos lúdicos e, em especial, os jogos. Os jogos de reflexão pura oferecem diferentes situações e possibilidades que estimulam o pensamento e o raciocínio e são capazes de desenvolver as bases necessárias para a aprendizagem matemática da criança. Dessa forma, esta pesquisa teve o objetivo de analisar o uso dos Jogos de Reflexão Pura na aprendizagem matemática da educação infantil. Sua base foi o desenvolvimento de jogos, observando a relação dos alunos com eles e como isto influencia a sua aprendizagem matemática. Ao final da pesquisa, observou-se um desenvolvimento dos alunos com relação à aprendizagem matemática, concluindo que os Jogos de Reflexão Pura podem contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem matemática na educação infantil de maneira lúdica.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
Licença: Autorização para disponibilização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pelo organizador do evento, em 23 de março de 2017, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 Interancional, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Publicação associada: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23065
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.