http://repositorio.unb.br/handle/10482/23145
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EVENTO_JogosReflexaoPura.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Jogos de reflexão pura como ferramenta lúdica para a aprendizagem matemática |
Autor(es): | Pin, Virgínia Perpetuo Guimarães Sá, Antônio Villar Marques de |
Assunto: | Brincadeiras - educação Jogos educativos Aprendizagem - matemática |
Data de publicação: | 2017 |
Editora: | Faculdade de Educação - UnB |
Referência: | PIN, Virgínia Perpetuo Guimarães; SÁ, Antônio Villar Marques de. Jogos de reflexão pura como ferramenta lúdica para a aprendizagem matemática. In: ENCONTRO DE APRENDIZAGEM LÚDICA, 2., 2016, Brasília. Anais eletrônicos... Brasília: Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017. p. 186-195. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/handle/10482/23065>. Acesso em: 30 mar. 2017 |
Resumo: | O ambiente escolar deve ser acolhedor, interessante, provocativo e estimulante. Uma forma de desenvolver a aprendizagem matemática e o raciocínio dos alunos da educação infantil e despertar o seu interesse pela aprendizagem é utilizando instrumentos lúdicos e, em especial, os jogos. Os jogos de reflexão pura oferecem diferentes situações e possibilidades que estimulam o pensamento e o raciocínio e são capazes de desenvolver as bases necessárias para a aprendizagem matemática da criança. Dessa forma, esta pesquisa teve o objetivo de analisar o uso dos Jogos de Reflexão Pura na aprendizagem matemática da educação infantil. Sua base foi o desenvolvimento de jogos, observando a relação dos alunos com eles e como isto influencia a sua aprendizagem matemática. Ao final da pesquisa, observou-se um desenvolvimento dos alunos com relação à aprendizagem matemática, concluindo que os Jogos de Reflexão Pura podem contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem matemática na educação infantil de maneira lúdica. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) |
Licença: | Autorização para disponibilização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pelo organizador do evento, em 23 de março de 2017, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 Interancional, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Publicação associada: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/23065 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos apresentados em evento |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.