Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/23288
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JeffersondeSousaPereira.pdfDissertação2,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2016_JeffersondeSousaPereira_PRODUTO.pdfProduto1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Construção de instrumentos de observação astronômica para o ensino de óptica geométrica
Outros títulos: Construction of astronomical observation instruments for geometrical optics teaching
Autor(es): Pereira, Jefferson de Sousa
Orientador(es): Santos, Wytler Cordeiro dos
Assunto: Física - estudo e ensino
Óptica geométrica
Astronomia - estudo e ensino
Data de publicação: 17-Abr-2017
Referência: PEREIRA, Jefferson de Sousa. Construção de instrumentos de observação astronômica para o ensino de óptica geométrica. 2016. xiii, 90 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O ensino de Astronomia está cada vez mais extinto nos currículos escolares. Por essa razão, acreditamos que inserir tópicos de Astronomia nas aulas de Física de maneira interdisciplinar é uma estratégia viável para que os alunos tenham contato com o tema. É a partir desta proposta que foram elaboradas aulas de Óptica Geométrica, com o intuito de montar lunetas galileanas (telescópios refletores), as quais foram aplicadas numa escola pública da cidade do Paranoá no Distrito Federal, em duas turmas de 2º ano do Ensino Médio. Ainda sim, dividimos essas aulas em duas etapas: momento tradicional – conteúdo de princípios da natureza da luz e espelhos (planos e esféricos) e aulas tradicionais – e momento prático – com conteúdo de refração da luz e lentes esféricas e aulas direcionadas à montagem da luneta galileana e oficina de montagem do equipamento com observação astronômica. Foram feitas avaliações nos dois momentos, a fim de realizar uma análise do desempenho dos alunos em cada um dos momentos, comparando as duas estratégias de ensino.
Abstract: The astronomy education is increasingly extinct curricula. For this reason we believe that enter astronomical topics in physics classes in an interdisciplinary way is more feasible for students to have contact with the subject. It is with this view that elaborate geometric optics classes aiming to assemble Galilean telescopes (reflecting telescopes), and apply those lessons in a public school Paranoá city in the Federal District, in two groups of 2nd year of high school. Still, we divided these classes into two stages: the traditional time - the traditional classes and content principles of the nature of light and mirrors (flat and spherical) - and practical time - with refractive contents from light and spherical lenses, with classes aimed at Mount Galilean telescope and finally the equipment assembly workshop with astronomical observation. Evaluations were made on both occasions, in order to conduct a performance assessment of students in each of the moments, comparing the two teaching strategies.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Física, 2016.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.12.D.23288
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.