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Titre: | Representações e práticas sociais : contribuições teóricas e dificuldades metodológicas |
Autre(s) titre(s): | Representation and social practice : theoretical contributions and methodological difficulties |
Auteur(s): | Almeida, Ângela Maria de Oliveira Santos, Maria de Fátima de Souza Trindade, Zeidi Araújo |
Assunto:: | Representações sociais Práticas sociais Estratégias metodológicas |
Date de publication: | déc-2000 |
Editeur: | Sociedade Brasileira de Psicologia |
Référence bibliographique: | ALMEIDA, Angela Maria de Oliveira; SANTOS, Maria de Fátima de Souza; TRINDADE, Zeidi Araújo. Representações e práticas sociais: contribuições teóricas e dificuldades metodológicas. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 8, n. 3, p. 257-267, dez. 2000. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2000000300005>. Acesso em: 04 maio 2017. |
Résumé: | Focalizando particularidades da Teoria das Representações Sociais (TRS), este artigo pretende empreender uma reflexão sobre as contribuições da TRS, priorizando a relação entre práticas e representações sociais e examinando os desafios metodológicos para a apreensão destas práticas. Com esse objetivo, discute-se a importância do conceito de práticas sociais no âmbito da teoria e as possibilidades/dificuldades metodológicas implicadas em sua investigação. Propõe-se que, tendo legitimidades própria, as práticas sociais deveriam também ser construídas como objetos de estudo singulares. |
Abstract: | This paper aims at considering the contributions of the Social Representation Theory, with the emphasis on its particular aspects highlighting the relationship between practices and social représentations and examining the methodological challenges involved in the apprehension of such practices. With this objective, we discuss the importance of the concept of social practice in the realm of the theory and the methodological possibilities and difficulties implied in its investigation. We also propose that the social practice should be seen as a singular object of the study, due to its self-legitimacy. |
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