Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/23447
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_RepresentacoesSociaisProfessores.pdf242,35 kBAdobe PDFView/Open
Title: Representações sociais de professores e policiais sobre juventude e violência
Other Titles: Social representations of teachers and police officers about youth and violence
Representaciones sociales de profesores y policiales sobre juventud y violencia
Authors: Galinkin, Ana Lúcia
Almeida, Ângela Maria de Oliveira
Anchieta, Vânia Cristine Cavalcante
Assunto:: Representações sociais
Violência
Professores
Jovens
Policiais
Issue Date: Sep-2012
Publisher: Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Citation: GALINKIN, Ana Lúcia; ALMEIDA, Angela Maria de Oliveira; ANCHIETA, Vânia Cristine Cavalcante. Representações sociais de professores e policiais sobre juventude e violência. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, v. 22, n. 53, p. 365-374, set/dez. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2012000300008>. Acesso em: 04 maio 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2012000300008
Abstract: Este estudo teve por objetivo identifi car as representações sociais que professores e policiais civis constroem sobre a violência, em particular, a praticada por jovens. Participaram do estudo 15 professores do ensino médio de duas escolas privadas e 16 policiais civis de ambos os sexos pertencentes a quatro delegacias. Para coleta de dados utilizouse a técnica de grupos focais com posterior análise de conteúdo do corpus discursivo relativo à violência e suas causas. Professores e policiais civis apontam a família moderna como uma das responsáveis pela violência praticada pelos jovens por se desobrigar de seu papel socializador dos fi lhos. Entendem que a responsabilidade da educação dos jovens está sendo transferida da família para eles.
Abstract: This article aims to identify the social representations that teachers and police offi cers construct about violence, particularly that practiced by young people. The study participants were 15 high school teachers from two private schools and 16 police offi cers from four police stations, including both males and females. For the data collection, the focus groups technique was used with subsequent content analysis of the discourse corpus related to violence and its causes. The teachers and police offi cers indicated the modern family as a reason for the violence committed by young people because their role in the socialization of the children is being abandoned. They understand that the responsibility for the education of the young people is being transferred to them by the family.
Resumen: El objetivo de este artículo fue identifi car las representaciones sociales que profesores y policías construyen acerca da la violencia, en particular la violencia juvenil. Participaron del estudio 15 profesores de educación secundaria de dos escuelas particulares y 16 policías de cuatro jefaturas, de ambos sexos. Para recolectar los datos se utilizó la técnica de grupos focales con posterior análisis de contenido del corpus discurso sobre la violencia y sus causas. Profesores y policías identifi can la familia moderna como una de las responsables por la violencia juvenil porque se eximen de su papel socializador de los hijos. Creen que la familia esté transfi riendo la responsabilidad por la educación del joven para ellos, profesores y policías.
Licença:: Paidéia (Ribeirão Preto) - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License(Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2012000300008. Acesso em: 04 maio 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2012000300008
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/23447/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.