http://repositorio.unb.br/handle/10482/23621
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_LucianoRosadeAlmeida.pdf | 2,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Desenvolvimento de soluções visuais, de usabilidade, de monitoramento e de interação automática para plataformas de educação à distância |
Otros títulos : | Development of visual, usability, monitoring and automatic interaction solutions for distance education platforms |
Autor : | Almeida, Luciano Rosa de |
Orientador(es):: | Costa, João Paulo Carvalho Lustosa da |
Assunto:: | Ensino a distância - Brasil Tecnologia em educação Ambientes virtuais de aprendizagem |
Fecha de publicación : | 6-jun-2017 |
Data de defesa:: | 27-mar-2017 |
Citación : | ALMEIDA, Luciano Rosa de. Desenvolvimento de soluções visuais, de usabilidade, de monitoramento e de interação automática para plataformas de educação à distância. 2017. xii, 69 f., il. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumen : | Os avanços tecnológicos nos sistemas de informação e comunicação estão permitindo o acesso à educação para milhões de participantes, independentemente da sua localização geográfica. Nesse sentido, as escolas de educação a distância necessitam cada vez mais de suporte e ferramentas tecnológicas, para implantação de plataformas mais robustas e interativas. Neste trabalho são propostas diversas soluções customizadas para integrar o ambiente virtual de ensino incluindo aspectos visuais de plataformas de Educação a Distância, ferramenta de apoio na usabilidade como o tour virtual e ferramentas de monitoramento e de acompanhamento do comportamento de participantes dos cursos e de interações por meio de envio de mensagens automáticas para os participantes. A parceria entre a Universidade de Brasília e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) possibilitou a criação dessas ferramentas e aperfeiçoamento do novo layout da plataforma, que contribuiu e auxiliou para que fosse possível o incremento em mais de 30 % nas ofertas de turmas em cursos de Educação a Distância e também um salto de 20.553 capacitações no ano 2012 para 110.936 em 2016. Para validar as contribuições e atingir o objetivo proposto neste trabalho, foram utilizados, como estudo de caso, dados oriundos da base de dados do ambiente virtual Enap - Moodle, relatórios de gestão e de ferramentas externas de monitoramento como o google analytics. Os resultados do uso deste plugin no ambiente real da Enap mostram um aumento de 14 % a mais de acessos em dias de mensagens em relação aos dias que não são enviadas mensagens, o que indica que o plugin proposto é particularmente bem-sucedido para lidar com os casos da falta de motivação dos participantes do curso a acessar e, consequentemente, aumentar o tempo do aluno em interações com o ambiente virtual. |
Abstract: | Technological advances in information and communication systems are nabling access to education for millions of participants, regardless of their geographic ocation. In this sense, distance education schools increasingly require support and technological tools to deploy more robust and interactive platforms. This work proposes several customized solutions to integrate the visual teaching environment including visual aspects of distance education platforms, a usability support tool such as the virtual tour and tools for monitoring and monitoring the behavior of course participants and interactions through sending Automatic messages to participants. The partnership between the University of Brasília and the National School of Public Administration (Enap) enabled the creation of these tools and improvement of the new layout of the platform, which contributed to and helped to increase the offer of more than 30 % distance education courses and also a jump from 20,553 trainings in 2012 to 110,936 in 2016. To validate the contributions and achieve the goal proposed in this work, we used, as a case study, data from the Enap virtual environment database - Moodle, Management reports and external monitoring tools like google analytics. The results of using this plugin in Enap real environment show an increase of 14 % more hits in message days compared to days that are not sent messages, which indicates that the proposed plugin is particularly successful in dealing with cases of the lack of motivation of the course participants to access and, consequently, increase the student's time in interactions with thevirtual environment. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Elétrica (FT ENE) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2017. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.23621 |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.