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2017_SheylaneNunesBrandão.pdf37,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorPulino, Lúcia Helena Cavasin Zabotto-
dc.contributor.authorBrandão, Sheylane Nunes-
dc.date.accessioned2017-06-13T17:45:27Z-
dc.date.available2017-06-13T17:45:27Z-
dc.date.issued2017-06-13-
dc.date.submitted2017-03-03-
dc.identifier.citationBRANDÃO, Sheylane Nunes. A educação pluricultural na Vila Esperança: caminhos, tramas e diálogos do tornar-se sujeito. 2017. xv, 100 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/23671-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa visa pensar as questões de constituição do sujeito corporal, ético e afetivo a partir do processo de formação da identidade brasileira, considerando a pluralidade constitutiva e o percurso colonial do país. Para tanto, investigamos a vivência escolar de crianças, nos primeiros anos de escolarização, em um espaço educativo pluricultural e comunitário na Cidade de Goiás, GO, a Vila Esperança, articulando aqui as teorias do desenvolvimento em psicologia e o (não) alcance das mesmas para o debate sobre racialidade no processo constitutivo dos sujeitos. O caminho metodológico assumido foi a etnografia, por meio de análise das narrativas e das práticas observadas nas crianças e demais sujeitos que compõem a comunidade escolar. Com o objetivo de compreender, na perspectiva da crítica à colonialidade da educação brasileira, como as práticas e discursos das crianças e do ambiente educativo participam de sua constituição psíquica. Consideramos que a prática investigada pode ser entendida como não hegemônica e promotora de equidade racial e étnica, na tentativa de discorrer como o modelo de prática assumido por essa escola atua na constituição subjetiva e identitária dos sujeitos.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA educação pluricultural na Vila Esperança : caminhos, tramas e diálogos do tornar-se sujeitopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordSubjetividadept_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordIdentidade brasileirapt_BR
dc.subject.keywordEtnografiapt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento da criançapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.23671-
dc.description.abstract1This research aims to reflect on the issues of the constitution of the the subject in its bodily, ethical and affective dimensions, considering the history of Brazilian's cultural identity, its constitutive plurality and colonial structure. In order to do so, we investigated with children in their early schoolling process, in a community-based educational space called Vila Esperança - located in the town of Goiás, GO. We articulate the classic psychological theories of human development and its power(lessness) to discuss how the racial divide plays a role in the constitution of subjects. The methodological path chosen was ethnography, through the participant observation of practices and discourses of children and other subjects who take part in the educational environment, aiming at understanding how those children's psychic constitution proceeds, from the perspective of the critique of the coloniality of Brazilian education. We concluded that that practice can be understood as non-hegemonic and nurturing of racial and ethnic equity, in an attempt to discuss how the model of practice assumed by this school acts in the subjective and identity constitution of the subjects.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúdept_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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