http://repositorio.unb.br/handle/10482/23671
File | Description | Size | Format | |
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2017_SheylaneNunesBrandão.pdf | 37,78 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | A educação pluricultural na Vila Esperança : caminhos, tramas e diálogos do tornar-se sujeito |
Authors: | Brandão, Sheylane Nunes |
Orientador(es):: | Pulino, Lúcia Helena Cavasin Zabotto |
Assunto:: | Subjetividade Educação Identidade brasileira Etnografia Desenvolvimento da criança |
Issue Date: | 13-Jun-2017 |
Data de defesa:: | 3-Mar-2017 |
Citation: | BRANDÃO, Sheylane Nunes. A educação pluricultural na Vila Esperança: caminhos, tramas e diálogos do tornar-se sujeito. 2017. xv, 100 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Abstract: | Esta pesquisa visa pensar as questões de constituição do sujeito corporal, ético e afetivo a partir do processo de formação da identidade brasileira, considerando a pluralidade constitutiva e o percurso colonial do país. Para tanto, investigamos a vivência escolar de crianças, nos primeiros anos de escolarização, em um espaço educativo pluricultural e comunitário na Cidade de Goiás, GO, a Vila Esperança, articulando aqui as teorias do desenvolvimento em psicologia e o (não) alcance das mesmas para o debate sobre racialidade no processo constitutivo dos sujeitos. O caminho metodológico assumido foi a etnografia, por meio de análise das narrativas e das práticas observadas nas crianças e demais sujeitos que compõem a comunidade escolar. Com o objetivo de compreender, na perspectiva da crítica à colonialidade da educação brasileira, como as práticas e discursos das crianças e do ambiente educativo participam de sua constituição psíquica. Consideramos que a prática investigada pode ser entendida como não hegemônica e promotora de equidade racial e étnica, na tentativa de discorrer como o modelo de prática assumido por essa escola atua na constituição subjetiva e identitária dos sujeitos. |
Abstract: | This research aims to reflect on the issues of the constitution of the the subject in its bodily, ethical and affective dimensions, considering the history of Brazilian's cultural identity, its constitutive plurality and colonial structure. In order to do so, we investigated with children in their early schoolling process, in a community-based educational space called Vila Esperança - located in the town of Goiás, GO. We articulate the classic psychological theories of human development and its power(lessness) to discuss how the racial divide plays a role in the constitution of subjects. The methodological path chosen was ethnography, through the participant observation of practices and discourses of children and other subjects who take part in the educational environment, aiming at understanding how those children's psychic constitution proceeds, from the perspective of the critique of the coloniality of Brazilian education. We concluded that that practice can be understood as non-hegemonic and nurturing of racial and ethnic equity, in an attempt to discuss how the model of practice assumed by this school acts in the subjective and identity constitution of the subjects. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2017. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde |
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DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.23671 |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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