http://repositorio.unb.br/handle/10482/23949
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2017_SthefaneCristinadeLimaDuarte.pdf | 2,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Competências gerenciais no setor público do agronegócio |
Autor : | Duarte, Sthefane Cristina de Lima |
Orientador(es):: | Britto, Maria Júlia Pantoja de |
Assunto:: | Agronegócio Competência gerencial Liderança Setor público |
Fecha de publicación : | 28-jul-2017 |
Data de defesa:: | 13-mar-2017 |
Citación : | DUARTE, Sthefane Cristina de Lima. Competências gerenciais no setor público do agronegócio. 2017. 110 f., il. Dissertação (Mestrado em Agronegócios)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumen : | O atual cenário global de frequentes transformações nas esferas sociais, econômicas, políticas, ambientais e tecnológicas demanda lideranças capazes de demonstrar e exercer todo seu repertório de conhecimentos, habilidades e atitudes na gestão das instituições e organizações. Este cenário complexo assinala a necessidade de tomadas de decisão inovadoras e novas competências para líderes de diversos setores. As organizações envolvidas no setor de agronegócios também estão imersas nesse ambiente de múltiplas exigências e transformações, sejam elas públicas ou privadas, a montante, a jusante ou regulamentadoras do setor. A realidade do setor de agronegócios do Brasil coloca como desafio aos seus gestores atuar em um cenário composto por um conjunto de fatores econômicos, políticos e sociais adversos. No entanto, mesmo inserido neste cenário, o agronegócio brasileiro apresenta grandes oportunidades devido ao potencial de seu território, produtividade e aos resultados já alcançados. Assim, considerando o panorama do agronegócio brasileiro, no qual o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) atua diretamente através do ambiente institucional, e as demandas impostas aos gestores do setor, é importante o uso de métodos adequados para identificar as competências gerenciais necessárias para o alcance das estratégias organizacionais. Portanto, o objetivo da pesquisa é mapear as competências gerenciais para o MAPA com vistas à identificação de lacunas de competências que possam orientar ações estratégicas de capacitação. Trata-se de pesquisa descritiva, aplicada, bibliográfica, documental e de campo, cuja metodologia integra a abordagem qualitativa. As análises de documentos estratégicos da instituição e das contribuições dos grupos focais resultaram na definição de cinco Perspectivas Estratégicas de atuação do gestor do MAPA: Competitividade, Inovação, Sustentabilidade, Qualidade de Produção Agropecuária e Governança. A partir das perspectivas estratégicas foram descritas 33 competências gerenciais na forma de referenciais de desempenho. Para cada Perspectiva Estratégica, com seus referenciais de desempenho, foi definido um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes. Ainda, foi elaborado um instrumento de auto-avaliação para verificação da importância e do domínio do gestor quanto as competências levantadas. As competências gerenciais levantadas refletem o alinhamento com o planejamento estratégico da instituição em consonância com a proposta do modelo de Gestão por Competências. Além disso, os dados obtidos na pesquisa apontam para necessidade de gestores com um repertório de competências que envolvam a análise de diversos cenários com questões de gestão complexas e específicas do contexto de atuação, e capacidade de governança. Por fim, espera-se proporcionar para a Instituição dados e informações fidedignos e confiáveis que favoreçam a estruturação de seus processos de seleção e desenvolvimento gerencial com base em competências, conforme especificados por decretos e acórdãos direcionados a gestão de pessoas no setor público brasileiro. |
Abstract: | The current global scenario of frequent transformations in social, economic, political, environmental and technological spheres calls for leaders capable of demonstrating and exercising their entire repertoire of knowledge, skills and attitudes in the management of institutions and organizations. This complex scenario points to the need for innovative decision-making and new skills for leaders from various sectors. The organizations involved in the agribusiness sector are also immersed in this environment of multiple demands and transformations, be they public or private, upstream, downstream or sector regulators. The reality of Brazil's agribusiness sector poses as a challenge to its managers to act in a scenario composed of a set of adverse economic, political and social factors. However, even in this scenario, Brazilian agribusiness presents great opportunities due to the potential of its territory, productivity and the results already achieved. Thus, considering the Brazilian agribusiness landscape, in which Ministério da Agricultura, Pecuária e Abstecimento (MAPA) operates directly through the institutional environment, and the demands imposed on the managers of the sector, it is important to use appropriate methods to identify managerial competencies necessary for the achievement of organizational strategies. Therefore, the objective of the research is to map the managerial competencies for MAPA with a view to identifying competencies gaps that can guide strategic actions of training. It is a descriptive, applied, bibliographic, documentary and field research whose methodology integrates the qualitative approach. The analysis of the institution's strategic documents and the contributions of the focus groups resulted in the definition of five Strategic Perspectives of the MAPA manager: Competitiveness, Innovation, Sustainability, Quality of Agricultural Production and Governance. From the strategic perspectives, 33 managerial competencies were described in the form of performance benchmarks. For each Strategic Perspective, with its benchmarks of performance, a set of knowledge, skills and attitudes was defined. Also, a self-assessment tool was developed to verify the manager's importance and domain of the competencies raised. The management competencies raised reflect the alignment with the strategic planning of the institution in line with the proposal of the Competence Management model. In addition, the data obtained in the research point to the need for managers with a repertoire of competencies that involve the analysis of several scenarios with complex management issues specific to the context of performance, and governance capacity. Finally, it is expected to provide trusted and reliable data and information to the Institution for the structuring of its managerial selection and development processes based on competencies, as specified by decrees and judgments directed to the management of people in the Brazilian public sector. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, 2017. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Agronegócios |
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DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.23949 |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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