http://repositorio.unb.br/handle/10482/2423
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Layo Fernando Barros de Carvalho.pdf | 24,44 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | O bandido e o invasor : transgressão no cinema brasileiro |
Authors: | Carvalho, Layo Fernando Barros de |
Orientador(es):: | Silva, Denilson Lopes |
Assunto:: | Cinema brasileiro Crítica cinematográfica Estética |
Issue Date: | 2006 |
Data de defesa:: | 2006 |
Citation: | CARVALHO, Layo Fernando Barros de. O bandido e o invasor : transgressão no cinema brasileiro. 2006. 161 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006. |
Abstract: | O presente trabalho tem como objetivo traçar um paralelo entre os filmes “O Invasor” (2002) de Beto Brant e “O Bandido da Luz Vermelha” (1968) de Rogério Sganzerla em uma tentativa de se analisar a transgressão no cinema brasileiro. Com base no seu aparecimento na teoria cultural, estética e sociológica, reflete-se sobre o conceito de transgressão dentro da
sétima arte. Busca-se, então, uma revisão de suas manifestações na história do cinema brasileiro, apontando os filmes de Brant e Sganzerla como marcos transgressores de suas
épocas: Cinema da Retomada e Cinema Marginal (década 1960). Através da avaliação da recepção da crítica aos filmes em textos da época de seus lançamentos, as duas produções são
finalmente cotejadas em uma análise fílmica que busca unir imagem, bandidos, transgressão e contexto.
_______________________________________________________________________________ ABSTRACT The aim of this present study is to compare Beto Brant’s film “O Invasor” (2002) and Rogério Sganzerla’s film “O Bandido da Luz Vermelha” (1968) analyzing transgression in Brazilian cinema. Based on its appearance in the cultural, aesthetic and sociological theory, a concept of transgression is studied in cinema. The research aims to revise the manifestations of transgression in the history of the Brazilian cinema, pointing Brant and Sganzerla’s films as marks of transgression of their times: Cinema da Retomada and Cinema Marginal (decade 1960). Through the evaluation of the reception of the critics about the films in articles published at the time of their release, the two productions are finally unified in a filmic analysis that joins image, outlaws, transgression and context. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Comunicação (FAC) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2006. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.