http://repositorio.unb.br/handle/10482/24361
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2017_RonaldoFerreiraPeres.pdf | 886,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Evidências empíricas sobre a sustentabilidade da dívida do governo central |
Autor : | Peres, Ronaldo Ferreira |
Orientador(es):: | Ellery Junior, Roberto de Goes |
Assunto:: | Dívida pública - Brasil Banco Central Produto interno bruto |
Fecha de publicación : | 31-ago-2017 |
Data de defesa:: | 12-jun-2017 |
Citación : | PERES, Ronaldo Ferreira. Evidências empíricas sobre a sustentabilidade da dívida do governo central. 2017. 58 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumen : | Este trabalho objetiva encontrar evidências sobre a sustentabilidade da dívida bruta do governo central (governo federal e Banco Central) no período de dezembro de 2001 a dezembro de 2016, por meio da aplicação dos modelos desenvolvidos por Davig (2005) e por Aldama e Creel (2016), que partem da abordagem de mudança de regime de Markov e consideram a existência de dois regimes fiscais. O primeiro modelo avalia a sustentabilidade da razão descontada da dívida bruta do governo central pelo produto interno bruto (PIB) ao passo que o segundo modelo testa, para o governo central, a resposta da razão resultado primário-PIB à razão dívida bruta-PIB do período anterior. De fato, ambos os modelos produzem resultados semelhantes, permitindo a conclusão de que os dois regimes fiscais são localmente insustentáveis, sendo que os anos recentes se enquadram no regime de maior insustentabilidade da política fiscal. |
Abstract: | This work aims to find evidence on the sustainability of the gross debt of the central government (federal government and Central Bank) in the period from December 2001 to December 2016, through the application of the models developed by Davig (2005) and by Aldama and Creel (2016), which depart from the Markov regime switching approach and consider the existence of two fiscal regimes. The first model evaluates the sustainability of the discounted ratio of the central government’s gross debt-to-gross domestic product (GDP), while the second model tests, to the central government, the response of the primary budget balance-to-GDP ratio to the gross debt-to-GDP ratio of the previous period. In fact, both models produce similar results, allowing the conclusion that the two fiscal regimes are locally unsustainable and the recent years fall under the regime of greater unsustainability of fiscal policy. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) Departamento de Economia (FACE ECO) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas, 2017. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Economia |
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DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2017.06.D.24361 |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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