http://repositorio.unb.br/handle/10482/24904
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2017_EdnaCarvalhodeAzevedo.pdf | 4,5 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Arte da dança e tendências contemporâneas do balé : projeções na educação |
Auteur(s): | Azevedo, Edna Carvalho de |
Orientador(es):: | Tunes, Elizabeth |
Assunto:: | Dança Educação Balé (Dança) |
Date de publication: | 30-oct-2017 |
Data de defesa:: | 27-avr-2017 |
Référence bibliographique: | AZEVEDO, Edna Carvalho de. Arte da dança e tendências contemporâneas do balé: projeções na educação. 2017. 212 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Résumé: | As artes são essenciais na formação da pessoa e imprescindíveis para a vida do homem em sociedade. A dança, dentre as artes, expressa profundamente a emoção pelo movimento detalhado e minucioso do corpo. Sua forma comunicativa é singular e de caráter emotivo forte. Na atualidade, novas formas de comunicação desafiam as pessoas em seu cotidiano e a arte da dança, por sua particularidade, tem um grande alcance social e pode impactar de maneira peculiar na formação estética. É necessário inquirir sobre a atuação das artes na contemporaneidade e esta pesquisa investiga a prática artística do balé para conhecer as Tendências contemporâneas nos espaços de formação e criação artística da dança. O objetivo é observar o fazer da dança atual e ponderar sobre sua implicação educacional na formação da pessoa. Para observação foram escolhidos três espaços profissionais da dança na Alemanha - uma escola de formação e duas companhias de balé estatais. A análise dos dados evidenciou oito Tendências contemporâneas agrupadas em três Macrotendências articuladoras na prática artística. Os resultados demonstram que profissionais buscam por relações verdadeiras no processo de criação. A tensão sempre existente entre técnica e representação artística continua sendo contemporânea. Na atualidade, o aspecto dialógico do processo artístico move a dança de maneira particular. |
Abstract: | Art is essential to one person’s formation and vital to mankind´s social life. Among the arts, dance expresses deep emotions through detailed and precise body movements. Its powers of communication are singular and have a strong emotive character. Nowadays, new forms of communication challenge people in their daily lives. The art of dance, because of its particularity, has a great social reach and can have a peculiar impact on aesthetic formation. It is necessary to enquire into art’s role at contemporary times. The aim of this research is to investigate the current practice of ballet in order to know the contemporary tendencies in the spaces of formation and artistic creation of dance. The goal is to observe how contemporary dance is created and performed and discuss its educational influence in a person´s formation. Data was collected at three professional dancing locations in Germany - a state training school and two state ballet companies. Data analysis led to eight contemporary tendencies grouped in three articulating macrotendencies in artistic practice. The results demonstrate that professionals want to establish true relations in the creation process. Tension between technique and artistic representation has always been present at dance performances. Nowadays, the dialogical aspect of the artistic process drives in a special way the practice of dance. |
Resumo em outro idioma: | ZUSAMMENFASSUNG: Kunst ist von wesentlicher Bedeutung in der Bildung der Persönlichkeit und unverzichtbar für das gesellschaftliche Leben. Unter den Künsten drückt der Tanz Emotionen durch die differenzierte Bewegung des Körpers am eindrücklichsten aus. Seine Art der Kommunikation ist einzigartig und hat einen starken emotionalen Charakter. Neue Formen der Kommunikation fordern heute die Menschen in ihrem täglichen Leben heraus, und die Tanzkunst, wegen ihre Einzigartigkeit, hat eine große soziale Tragweite und kann sich auf besondere Art und Weise in der ästhetischen Bildung auswirken. Es ist notwendig, nach der Rolle der Kunst in der heutigen Gesellschaft zu fragen, und diese Forschung untersucht die künstlerische Praxis und zeitgenössische Tendenz des Balletts. Das Ziel ist es, die Tanzpraxis zu beobachten und über ihre Beteiligung an der Bildung der Persönlichkeit nachzudenken. Zur Beobachtung wurden drei professionelle Tanzspielstätten in Deutschland ausgewählt, ein staatlicher Ausbildungsort und zwei staatliche Ballettkompanien. Die Analyse der Daten zeigten acht zeitgenössische Tendenzen in drei Makrotendenzen, welche die künstlerische Praxis artikulieren. Die Ergebnisse zeigen, dass professionaler Künstlerinnen und Künstlern authentische Beziehungen bevorzugen. Die Spannung zwischen Technik und künstlerischer Darstellung war und ist immer jeweils zeitgenössisch. Der dialogische Aspekt des künstlerischen Prozesses bewegt den Tanz heute in besonderen Massen. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2017.04.T.24904 |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.