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ARTIGO_AprendizagemGenesePratica.pdf | 803,17 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Aprendizagem como gênese : prática, skill e individuação |
Auteur(s): | Sautchuk, Carlos Emanuel |
Assunto:: | Aprendizagem Individuação Pesca Aptidão |
Date de publication: | jui-2015 |
Editeur: | Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - IFCH-UFRGS |
Référence bibliographique: | SAUTCHUK, Carlos Emanuel. Aprendizagem como gênese : prática, skill e individuação. Horizontes Antropológicos, Rio Grande do Sul, v. 21, n. 44, p. 109-139, jul./dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-71832015000200109&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 19 out. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-71832015000200006. |
Résumé: | A partir dos processos de construção da pessoa de pescadores costeiros e de lago no estuário do Amazonas, este artigo trata sobre abordagens da aprendizagem na antropologia. São discutidas alternativas ao tratamento da aprendizagem como socialização ou transmissão de conhecimento e à distinção formal/informal, apresentando propostas etnograficamente fundamentadas e centradas na prática. Em seguida, trata-se dos potenciais e limites da noção de skill, que amplia o foco deste debate para abarcar a relação dos organismos-pessoas com animais não humanos, ambientes, objetos, etc. Depois, faz-se uma aproximação à noção de individuação, do filósofo da técnica G. Simondon, e das implicações de sua proposta ontogenética para a compreensão do anthropos e da aprendizagem. Nesses termos, e sempre com base na comparação entre os pescadores amazônicos, defende-se a ideia da aprendizagem como gênese simultânea da pessoa e de um sistema de relações. |
Abstract: | This article describes and reflects on approaches to learning in anthropology based on person-making processes among coast and lake fishermen in the Amazon estuary. It discusses alternatives to perspectives on learning as socialization or knowledge transmission and to the formal-informal divide by putting forth an ethnographically grounded, practice-centered approach. I comment on the potentials and limits of the notion of skill, which broadens the scope of debates on learning to encompass relations between organisms-persons and non-human animals, environments, and objects. Finally, I evoke Gilbert Simondon’s notion of individuation and his ontogenetic proposal for understanding the anthropos and learning. Drawing on this literature and on a comparison between Amazonian fishermen, I put forth a notion of learning as the simultaneous genesis of a person and of a system of relations. |
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DOI: | http://dx.doi.org/10.1590/S0104-71832015000200006 |
Collection(s) : | Artigos publicados em periódicos e afins |
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