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Título: Mulheres mamulengueiras : um estudo de caso em Glória do Goitá (PE)
Autor(es): Benatti, Barbara Duarte
Orientador(es): Brochado, Izabela Costa
Assunto: Teatro de bonecos
Tradição cultural
Oralidade
Teatro de bonecos
Data de publicação: 23-Nov-2017
Referência: BENATTI, Barbara Duarte. Mulheres mamulengueiras: um estudo de caso em Glória do Goitá (PE). 2017. 131 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Esta pesquisa se propõe a investigar as novas gerações de mulheres brincantes de Mamulengo da cidade de Glória do Goitá (PE). O Mamulengo é um teatro de bonecos popular de Pernambuco e, como tradição oral, é permanentemente ressignificado por seus produtores. Nesse tipo de apresentação teatral, denominado por eles como brincadeira, ocorre a participação do público, com o qual o espetáculo dialoga, estabelecendo uma relação dinâmica, que também fortalece a identidade das comunidades produtoras e receptoras, as quais, por meio da brincadeira, explicitam, expressam e denunciam valores, informando suas visões de mundo, seus desejos, suas experiências individuais e coletivas. Considerando que os personagens do Mamulengo são representações simbólicas de papéis sociais, expressos por imagens e nas falas representadas, a pesquisa levanta os seguintes problemas: quem são e como são representadas as personagens femininas no teatro das brincantes pertencentes à nova geração? Quais são os enfrentamentos e como se estabelece a rotina dessas mulheres? A pesquisa parte da hipótese de que, nessas produções artísticas, as brincadeiras produzem ressignificações e reelaborações, acompanhando mudanças de paradigmas, visões e conceitos do universo feminino.
Abstract: The ongoing research aims to investigate the new generations of brincantes of Mamulengo from Glória do Goitá, in the state of Pernambuco. The Mamulengo is a popular puppet theater of Pernambuco and, as an oral tradition, is constantly reinterpreted by its producers. In this type of theatrical presentation, known to them as “joke”, the participation of the public occurs, with which the show dialogues, establishing a dynamic relation, which also strengthens the identity of the producer and receiver communities, which, through play, explicit, express and denounce values, inform their worldviews, their desires, their individual and collective experiences. Whereas the characters of Mamulengo are symbolic representations of members roles, expressed through images and in the represented speeches, this research raises the following problems: who are the female characters and how are they represented in the plays of these brincantes women belonging to the new generation? What are the struggles and how is the routine of those women stablished? The research is based on the hypothesis that, in these artistic productions, the jokes produce new meanings and reelaborations, accompanying paradigm changes, visions and concepts of the feminine universe.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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