http://repositorio.unb.br/handle/10482/25707
Fichier | Taille | Format | |
---|---|---|---|
6209.pdf | 155,24 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Aspectos que interferem na construção da acessibilidade em bibliotecas universitárias Aspects that interfere in structuring the accessibility at public libraries |
Auteur(s): | Mazzoni, Alberto Angel Torres, Elisabeth Fátima Oliveira, Rubia de Ely, Vera Helena Moro Bins Alves, João Bosco da Mota |
Assunto:: | Acessibilidade Bibliotecas universitárias Diversidade humana Pessoas com deficiência Ajudas técnicas |
Date de publication: | 2001 |
Editeur: | IBICT |
Référence bibliographique: | Ci. Inf.,v.30,n.2,p.29-34,2001 |
Résumé: | Apresenta-se a evolução do conceito da acessibilidade, inicialmente associado apenas ao projeto livre de barreiras, para o que é hoje conhecido como desenho para todos, envolvendo aspectos tanto do mundo físico como do mundo digital. Discute-se a importância de as bibliotecas universitárias adotarem critérios de acessibilidade, contribuindo para isso o espaço digital. A partir do estudo de caso feito em uma universidade federal brasileira específica, focado nos aspectos de acesso à informação e comunicação e aspectos atitudinais, são elaboradas propostas de melhorias para as condições de acessibilidade em bibliotecas universitárias. This paper presents the evolution of acessibility concept, firstly associated only with barrers-free projects to what is known as universal design and involves several aspects from fisical world and from digital world as well. It argues for how important is the adoption of acessibility criteria by pubic universities. From a case study at a Brasilian Federal University, focusing the aspects of information access, communication and attitude, improvements are proposed for the acessibility of public universities as a whole. |
metadata.dc.description.unidade: | Em processamento |
DOI: | https://dx.doi.org/10.1590/S0100-19652001000200005 |
Collection(s) : | Artigos publicados em periódicos e afins |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.