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Titre: "Só de pensar em vir trabalhar, já fico de mau humor" : atividade de atendimento ao público e prazer-sofrimento no trabalho
Autre(s) titre(s): "When I think of coming to work, I get into a bad mood" : Public attendance and pleasure-suffering at the workplace
Auteur(s): Ferreira, Mário César
Mendes, Ana Magnólia
Assunto:: Ergonomia
Psicodinâmica do trabalho
Atendimento ao público
Prazer
Sofrimento
Date de publication: 2001
Editeur: Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Référence bibliographique: FERREIRA, Mário César; MENDES, Ana Magnólia. "Só de pensar em vir trabalhar, já fico de mau humor": atividade de atendimento ao público e prazer-sofrimento no trabalho. Estudos de Psicologia (Natal), v. 6, n. 1, p. 93-104, 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2001000100010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epsic/a/fzZkRRhBhdWGVB7dT6gq3yG/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.
Résumé: O texto aborda a inter-relação entre atividade de atendimento ao público e vivências de prazer-sofrimento no trabalho. A perspectiva de investigação é interdisciplinar, a partir de um diálogo entre a ergonomia francófona e a psicodinâmica. Em ergonomia, são utilizadas as noções de serviço de atendimento ao público, atividade e carga de trabalho, enquanto que em psicodinâmica são utilizados conceitos que fundamentam o prazer-sofrimento no trabalho. A pesquisa realizou-se em uma instituição pública do Distrito Federal com 64 sujeitos. A metodologia articula técnicas de coleta e análise de dados qualitativa e quantitativa, utilizando Análise Ergonômica do Trabalho - AET e a Escala de Prazer-Sofrimento no Trabalho - EPST. Os resultados mostram que a atividade de trabalho constitui um dos elementos explicativos para a predominância de vivências de sofrimento dos atendentes. Trata-se de um estudo exploratório que avança na interface entre as duas disciplinas, estabelecendo algumas perspectivas para novos estudos.
Abstract: The paper approaches the interrelation between public costumer service activity and pleasure-suffering existences at work. Interdisciplinary perspective is used in this investigation, through a dialogue between Francophonic ergonomics and psychodynamics. Categories as public costumer service, activity, work load support ergonomic theoretical reference and pleasure-suffering psychodynamic. The research took place at a public institution of Distrito Federal with 64 subjects. The methodology articulates qualitative and quantitative techniques to collect and analize data, using Ergonomic Analysis at Work and the Pleasure-suffering at Work Scale. The results demonstrate that work activity constitutes one of explanatory elements for predominance of suffering of costumer service attendants. It is a exploratory study that seeks the interface between two disciplines, establishing some perspectives for new studies.
Licença:: Estudos de Psicologia (Natal) - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/epsic/a/fzZkRRhBhdWGVB7dT6gq3yG/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2001000100010
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

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