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Título : Mercosul (Mercosur - Ñemby Ñemuha) passaporte para a americanide : discurso dos jornalistas correspondentes brasileiros no exterior (1995-2005)
Autor : Quintão, Aylê-Salassié Filgueiras
Orientador(es):: Mello, Maria Therezinha Ferraz Negrão
Assunto:: Jornalismo
Jornalista correspondente
MERCOSUL
Americanidade
Identidade
Representações
Fecha de publicación : 12-may-2008
Citación : QUINTÃO, Aylê-Salassié Filgueiras. Mercosul (Mercosur - Ñemby Ñemuha) passaporte para a americanide: discurso dos jornalistas correspondentes brasileiros no exterior (1995-2005). 2008. 488 f. Tese (Doutorado em História)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumen : A pesquisa procura identificar a americanidade em matizes de matrizes identitárias contidos nos discursos dos jornalistas correspondentes brasileiros em Buenos Aires e Washington/Nova York quando, dos seus lugares de fala, referem-se ao Mercosul, considerado aqui um vetor, não único, do patronímio continental. Esses matizes são buscados, nos primeiros quinze anos de existência do bloco, na intertextualidade e na interdiscursividade que afloram das matérias jornalísticas e dos artigos relativos ao Mercosul, editados por esta mesma mídia, ou escritos por autoridades de governo, parlamentares, empresários, intelectuais e sindicalistas, com o objetivo de observar a extensão do espaço integracionista. Ambos são atravessados por representações que desvelam marcas de uma identidade cidadã comum. A tese enfatiza, ao longo dos oito capítulos, a perspectiva sócio-histórica e cultural do Mercosul, o mais das vezes enfocada no viés econômico. A questão identitária e a modernização acompanham emblematicamente o cotidiano da vida dos povos da América (Latina) desde que espanhóis e portugueses aportaram na região nos primeiros anos do século XVI, apresentando, às vezes, uma face centrípeta, outras, atuando de maneira centrífuga. Ao longo do tempo, essas duas vertentes performatizadas do imaginário da América vão se confundindo, fundindo e ganhando materialidade própria em direção a uma identidade regional, cujas moventes modulações encontram no Mercosul um importante vetor de configuração e reconfiguração. ___________________________________________________________________________________________ RESUMEN
La investigación busca identificar la americanidad en matices de matrices identitários contenidos en los discursos de los periodistas correspondientes brasileños en Buenos Aires y Washington/Nova York cuando, de sus “lugares de reportaje”, refiriéndose al Mercosur, considerado aquí un vector, no único, del patronímico continental. Esos matices son buscados, en los primeros quince años de existencia del bloque, en la intertextualidad y en la interdiscursividad que surgen de las matérias periodísticas y de los artículos relativos al Mercosur, editados por esa misma prensa, los escritos por autoridades de gobierno, parlamentares, empresarios, intelectuales y sindicalistas, con el objetivo de observar la extensión del espacio integracionista. Ambos son atravesados por representaciones que desvelan marcas de una identidad ciudadana común. La tesis enfatiza, a lo largo de los ocho capítulos, la perspectiva socio-histórica y cultural del Mercosur, la mayoría de las veces enfocada en el viés económico. La cuestión identitária y la modernización acompañan emblemáticamente el cotidiano de la vida de los pueblos de la América (Latina) desde que españoles y portugueses desembarcaron en la región en los primeros años del siglo XVI, presentando, a veces, una cara centrípeta, otras, actuando de manera centrífuga. A lo largo del tiempo esas dos vertientes del imaginario de la América, performatizadas, se van confundiendo, fundiendo y ganando materialidad propia en dirección a una identidad regional, cuyas movientes modulaciones encuentran en el Mercosur un importante vector de configuración y reconfiguración. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The research aims to identify the “americanidade” in matrix and shades of identity contained in the speeches of brazilian correspondents journalists in Buenos Aires, Washington and New York when they refer to the “Mercosul”. The “Mercosul” is considered in this study an array of continental common identity. The study was based on the first fifteen years of operation of Mercosul. To identify the “americanidade”, the technical analysis of speech was applied in the corresponding articles of journalists on “Mercosul” edited by the media. In search of the social extension of the idea of integration, which has a meaning very close to the “americanidade”, it was used the same strategy of analysis to assess the content of the speeches contained in articles written by authorities of government, parliamentarians, businessmen, intellectuals and trade unionist. These speeches contains depictions of a common identity. The problems of identity and modernization emblematically accompanying the daily life of the South American people since Spanish and Portuguese reached the region in the early years of the sixteenth century. They are relevant to observe the contents of articles in their different point of view. They have sometimes Centripetal interpretation in favor of the “americanidade”, sometimes Centrifuge. Over time, these problems will be confusing, merging and gaining a profile regional originality. By promoting such mergers also, “Mercosul” is becoming an important vector of configuration and reconfiguration of “americanidade”. This thesis was developed in eight chapters, and emphasizes the socio-historical and cultural perspective of “Mercosul”, often focusing on the subject of an economic argument.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Descripción : Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Departamento de História, 2008.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em História
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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