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Título: O movimento do sangue no corpo humano : do contexto da produção do conhecimento para o do seu ensino
Outros títulos: The motion of blood in human body : from the knowledge production context to its teaching
Autor(es): Delizoicov, Nadir Castilho
Carneiro, Maria Helena da Silva
Delizoicov, Demétrio
Assunto: Ciência - história
Ciência - filosofia
Analogia
Sangue - circulação
Professores - formação
Data de publicação: 2004
Editora: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
Referência: DELIZOICOV, Nadir Castilho; CARNEIRO, Maria Helena da Silva; DELIZOICOV, Demétrio. O movimento do sangue no corpo humano: do contexto da produção do conhecimento para o do seu ensino. Ciência & Educação (Bauru), v. 10, n. 3, p. 443-460, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132004000300009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/jJmsz89TPKv6sVc56XX4Std/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.
Resumo: A partir de um estudo histórico-epistemológico das explicações de Galeno e de Harvey sobre o movimento do sangue no corpo humano, discute-se o papel da História da Ciência na formação de professores. O foco do artigo está no enfrentamento de problemas oriundos do ensino descontextualizado historicamente de analogias que se acham imiscuídas nos conteúdos da Biologia, bem como daqueles relativos à concepção da natureza do conhecimento científico presente entre professores das ciências naturais. Numa perspectiva referenciada no epistemólogo e médico polonês Ludwick Fleck, as categorias analíticas - "estilo de pensamento", "coletivo de pensamento" e "circulação inter e intracoletiva de idéias e práticas" - são usadas para uma análise das duas interpretações que se sucederam para explicitar o movimento do sangue no corpo humano. Recomenda-se o uso de bibliografias e a produção de textos adequados à inserção da História e da Filosofia das Ciências nos currículos escolares, particularmente o de formação de professores.
Abstract: Based on a historical and epistemological study of the explanations of Galeno and Harvey about the movement of blood in the human body, this paper discusses the role of the History of Science in teacher education. The article focuses on the confrontation of problems stemming from historically decontextualized teaching of analogies found within the content of Biology. It also discusses those problems related to conceptions about the nature of scientific knowledge found in science teachers. Based on the concepts of Polish epistemologist and physician Ludwick Fleck, the analytical categories - "style of thinking", "collective thinking" and "inter and intra-collective circulation of ideas and practices" are used for an analysis of two successive interpretations that have been used to explain the movement of blood in the human body. The use of bibliographies is recommended as well as the production of texts suitable for the insertion of the History and Philosophy of Sciences in school curricula, particularly those concerning teacher education.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
Licença: Ciência & Educação (Bauru) - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/jJmsz89TPKv6sVc56XX4Std/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000300009
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