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Título: Políticas de precificação do setor de saneamento urbano no Brasil: as evidências do equilíbrio de baixo nível
Autor(es): Faria, Ricardo Coelho de
Nogueira, Jorge Madeira
Mueller, Bernardo Pinheiro Machado
Assunto: Saneamento
Política de preços
Regulação
Equilíbrio de baixo nível
Data de publicação: 2005
Editora: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP)
Referência: Estud. Econ.,v.35,n.3,p.481-518,2005
Resumo: O artigo analisa a existência do Equilíbrio de Baixo Nível no setor de saneamento urbano brasileiro, de acordo com o modelo de Spiller e Savedoff (1999). Neste tipo de equilíbrio existe um círculo vicioso entre o oportunismo do governo, preços abaixo dos custos de fornecimento, ausência de investimentos e a baixa qualidade dos serviços de utilidade pública. A exemplo de outros países da América Latina, os resultados demonstram que, com poucas exceções, a qualidade dos serviços de abastecimento urbano de água e de esgotamento sanitário no Brasil é de baixo nível. Este resultado está associado ao modelo ins-titucional e regulatório adotado. No entanto, as particularidades no caso brasileiro deixam mais evidente que o baixo nível está também associado às condições econômicas, uma vez que os estados e municípios de maior renda possuem serviços de alta qualidade, independentemente do sistema regulatório.
The existence of a low level equilibrium balance in the supply of urban sewage services is analysed in this essay. The low level equilibrium hypothesis is related to the model by Spiller e Savedoff (1999) for Latin American countries. In their view, government opportunism and populism lead towards prices below costs of providing sewage service in developing countries. This is the starting point of a vicious circle, leading towards low quality of public utility services. Like other countries in Latin America, data for Brazil demonstrate that, with few exceptions, the low level equilibrium of water and sewage supply services in urban areas. However, some particularities in the Brazilian reality suggest that this low level equilibrium may be explained in economic terms. It is shown that wealthier states and municipalities provide high quality services, regardless of the regulatory system.
Unidade Acadêmica: Em processamento
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0101-41612005000300004
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