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Título: | As expectativas de pais e profissionais de enfermagem em relação ao trabalho da enfermeira em UTIN |
Outros títulos: | Parents and nursing staff's expectations regarding the nurse's work in a NICU Las expectativas de los padres y profesionales de enfermería en relación al trabajo de la enfermera en UCIN |
Autor(es): | Kamada, Ivone Rocha, Semíramis Melani Melo |
Assunto: | Enfermeiros Unidades de Terapia Intensiva Neonatal Cuidados de enfermagem |
Data de publicação: | Set-2006 |
Editora: | Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
Referência: | KAMADA, Ivone; ROCHA, Semíramis Melani Melo. As expectativas de pais e profissionais de enfermagem em relação ao trabalho da enfermeira em UTIN. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 40, n. 3, p. 404-411, set. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0080-62342006000300013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342006000300013&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 dez. 2020. |
Resumo: | O objetivo geral foi identificar as expectativas dos pais e da equipe de enfermagem relativas ao trabalho da enfermeira pela ótica em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Foi realizada uma pesquisa descritiva por meio de uma abordagem qualitativa com 30 entrevistas entre pais, enfermeiras, técnicas e auxiliares de enfermagem de uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do interior do Estado de São Paulo. Os resultados demonstraram novas expectativas por parte de pais e profissionais em relação ao desempenho dos profissionais de enfermagem. Os conhecimentos evidenciados como necessários para a atuação da enfermagem foram: abordagem centrada na família, técnicas de relações interpessoais e diferenciação entre tecnologia e conhecimento científico. Concluiu-se ser necessário uma atuação mais incisiva da enfermeira no cuidado de enfermagem, adequando a utilização dos avanços tecnológicos com conhecimentos humanos, sobretudo nas relações interpessoais entre familiares e equipe; contemplando atividades de educação continuada, a exemplo de curso de especialização. |
Abstract: | The general purpose of this investigation was to identify parent and nursing staff expectations regarding the nurse's role in Neonatal Intensive Care Units (NICU). A descriptive study was carried out using a qualitative approach and interviews were conducted at a NICU in the interior of the State of São Paulo. Results showed new expectations on the part of parents and professionals regarding the role of NICU nurses. The knowledge identified as necessary were a family-centered approach, interpersonal relations techniques, and differentiation between technology and scientific knowledge. The conclusion is that NICU nurses need to play a more incisive role in the nursing care process, adjusting the use of technological advances to human knowledge, particularly in the area of interpersonal relationships between family members and staff, which includes activities of continuing education, such as specialization courses. |
Resumen: | El objetivo general de esta investigación fue identificar las expectativas relacionadas al trabajo de la enfermera a partir de la óptica de los padres y del equipo de enfermería en Unidad de Cuidados Intensivos Neonatal. Realizamos una investigación descriptiva a partir de un enfoque cualitativo con 30 entrevistas a padres, enfermeras y técnicas de enfermería. Las entrevistas fueron realizadas en una Unidad de Cuidados Intensivos Neonatal, del interior del Estado de Sao Paulo. Los resultados demostraron las nuevas expectativas por parte de los padres y profesionales con relación al desempeño del profesional de enfermería. Los conocimientos necesarios evidenciados fueron: abordaje centrado en la familia, técnicas de relaciones interpersonales, diferenciación entre tecnología y conocimiento científico. Se concluye que es necesario una actuación más incisiva de la enfermera en el cuidado de enfermería, sobre todo en las relaciones interpersonales entre familiares y el equipo; contemplando actividades de educación contínua a ejemplo del curso de especialización. |
Licença: | Revista da Escola de Enfermagem da USP - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342006000300013&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 04 dez. 2020. |
DOI: | https://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342006000300013 |
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