http://repositorio.unb.br/handle/10482/26735
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Titre: | Uma análise avaliativa de atitudes de estudantes de ciências contábeis e dilemas éticos sob uma perspectiva de gênero, maturidade acadêmica e ambiente institucional An evaluation analysis of attitudes of accounting students and ethical dilemmas under a perspective of gender, academic maturity and institutional ambient Una análisis de la evalución de las actitudes de estudiantes de contabilidad y los dilemas éticos bajo una perspectiva de género, madurez académica y ambiente institucional |
Auteur(s): | Lopes, Jorge Expedito de Gusmão Ribeiro Filho, José Francisco Vasconcelos, Marco Túllio de Castro Pederneiras, Marcleide Maria Macêdo |
Assunto:: | Avaliação Comportamento Ética Conhecimento |
Date de publication: | 2006 |
Editeur: | Fundação CESGRANRIO |
Référence bibliographique: | Ensaio: aval.pol.públ.Educ.,v.14,n.51,p.209-222,2006 |
Résumé: | O objetivo deste trabalho científico foi de realizar uma investigação em torno do comportamento ético, em uma profissão que tem por cotidiano o vivenciamento de conflitos distributivos entre os mais diversos grupos de agentes econômicos. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a indutiva, tendo como conduta orientadora os procedimentos exploratórios, bibliográficos-documentais e quálito-quantitativos. Para alcançar os resultados delineados, foi utilizada a prova não-paramétrica de Kruskal-Wallis, uma alternativa ao teste ANOVA, que busca comprovar a hipótese de nulidade que K amostras provenham de relações grupais idênticas com relação à média. Conclui o estudo que, os preceitos da ética devem estar exaustivamente presentes durante todo o processo ensino-aprendizagem de construção do conhecimento formal e informal dos saberes do bacharel em Ciências Contábeis. This article aims to accomplish an investigation around the ethical behavior, in a profession that studies the daily existence of distributive conflicts among the most several groups of economical agents. The methodology used in this research was the inductive, tends as guiding conduct the procedures exploratory, bibliographical-documental and qualitative-quantitative. To reach to the delineated results, the non-parametric Kruskal-Wallis proof, that was used an alternative to the test ANOVA, that looks for to prove the hypothesis K nullity to come from relationships group identical regarding the average. This scientific work concludes that the precepts of the ethics should be present exhausting during all the process teaching-learning of construction of the formal and informal knowledge of the bachelor in Accounting. Este artículo apuntado estaba logrando una investigación alrededor de la conducta ética, en una profesión que tiene para el periódico la existencia de conflictos distributivos entre los más varios grupos de agentes baratos. La metodología usada en esta investigación era el inductivo, tiende como guiar la conducta los procedimientos exploratorio, bibliográfico-documentario y cualitativo-cuantitativo. Para alcanzar a los resultados delineados, el non-paramétrico de se usó Kruskal-Wallis corrigen, una alternativa a la prueba ANOVA que busca para demostrar la nulidad de K a la hipótesis para venir del grupo de las relaciones idéntico con respecto al promedio. Este trabajo científico concluye que los mandatos de las ética deben ser los agotando presentes durante todo el enseñanza-aprendizaje del proceso de construcción del conocimiento formal e informal del contable. |
metadata.dc.description.unidade: | Em processamento |
DOI: | https://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362006000200005 |
Collection(s) : | Artigos publicados em periódicos e afins |
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