Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/26756
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
ARTIGO_ConstrucaoTesteObjetivo.pdf255,02 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Construção de um teste objetivo de resistência à frustração
Autre(s) titre(s): Construction of objective frustration resistance test
Auteur(s): Moura, Cristiane Faiad de
Pasquali, Luiz
Assunto:: Frustração
Testes
Psicologia social
Date de publication: déc-2006
Editeur: Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
Référence bibliographique: MOURA, Cristiane Faiad de; PASQUALI, Luiz. Construção de um teste objetivo de resistência à frustração. Psico-USF, v. 11, n. 2, p. 137-146, jul./dez. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-82712006000200002. Disponivel em: https://www.scielo.br/j/pusf/a/rNLs4Kw8bffZfqk5TwVvjDf/?lang=pt#. Acesso em: 10 jul. 2021.
Résumé: O presente estudo teve como objetivo construir um instrumento de formato objetivo, com base no teste projetivo Picture Frustration Study (PFT) de Rosenzweig, denominado Teste Objetivo de Resistência à Frustração - TORF. Este estudo foi realizado com uma amostra de 555 estudantes universitários de instituições universitárias de Brasília, a partir da aplicação coletiva de um instrumento. A aplicação foi realizada por psicólogos e alunos treinados. As respostas dos sujeitos foram analisadas quanto à ocorrência de cada alternativa. Alguns critérios foram traçados para a escolha do item que compôs a versão final do instrumento. Apesar de não haver indícios na literatura brasileira de uma proposta como esta, este estudo sugere um instrumento promissor a ser trabalhado para uso futuro em seleção de pessoal.
Abstract: The aim of this study was to develop an objective instrument, based on the Picture Frustration Study' test (PFT) of Rosenzweig, called Objective Test of Frustration Resistance - TORF. This purpose was carried out with a sample of 555 university students from Brasília Institutions. The students answered an instrument under the supervision of psychologists and students of psychology. The answer was analyse in turns of the alternatives that the instrument allowed. Several criteria were defined in order to choose the alternative for definitive instrument. There is no indication in the brazilian literature of a similar proposal, but the present study suggests such an instrument is very promising for futures personnel selection.
Licença:: Psico-USF - This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY). Fonte: https://www.scielo.br/j/pusf/a/rNLs4Kw8bffZfqk5TwVvjDf/?lang=pt#. Acesso em: 10 jul. 2021.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712006000200002
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/26756/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.