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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/26964
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Titre: Desenvolvimento humano : desafios para a compreensão das trajetórias probabilísticas
Autre(s) titre(s): Human development : challenges for the comprehension of the probabilistic trajectories
Auteur(s): Sifuentes, Thirza Reis
Dessen, Maria Auxiliadora da Silva Campos
Oliveira, Maria Cláudia Santos Lopes de
Assunto:: Desenvolvimento humano
Teoria sistêmica
Multidisciplinaridade
Date de publication: déc-2007
Editeur: Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
Référence bibliographique: SIFUENTES, Thirza Reis; DESSEN, Maria Auxiliadora; OLIVEIRA, Maria Cláudia Santos Lopes de. Desenvolvimento humano: desafios para a compreensão das trajetórias probabilísticas. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 23, n. 4, p. 379-385, out./dez. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722007000400003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722007000400003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 25 jan. 2021.
Résumé: A abordagem teórica do desenvolvimento humano exige uma perspectiva interdisciplinar, a qual contemple a interface de diferentes saberes. Seguindo uma trilha antes delineada pela abordagem sistêmica do desenvolvimento e pela abordagem bioecológica, a "Ciência do Desenvolvimento", surge ao final do século XX, imprimindo uma marca importante na compreensão das principais questões relativas ao campo do desenvolvimento. Neste trabalho, apresentamos e discutimos alguns tópicos centrais desta ciência. A ênfase no desenvolvimento como processo versus produto das interações; o significado das mudanças e continuidades no tempo; e, o papel do próprio sujeito, assim como o da cultura e dos contextos ecológicos, entre os fatores constitutivos das redes relacionais em que se circunscreve o desenvolvimento, ao longo do curso de vida, são aspectos que se destacam na discussão.
Abstract: The theoretical approach of human development demands an interdisciplinary perspective that contemplates the interface of different knowledge fields. Following a path previously defined by the systemic approach of learning and by the bio-ecological approach, the "Science of Development" has emerged in the last decades of the 20th century, imprinting an important mark in the comprehension of the main issues of human development. In this work, we present and discuss some of the core issues of this science: the emphasis on the development as a process versus a product of the interactions; the meaning of the changes and continuities over time; and the role of the person as well as that of the culture and the ecological contexts among the constituent factors of the relational systems where development takes place along life-time.
Licença:: Psicologia: Teoria e Pesquisa - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722007000400003&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 25 jan. 2021.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722007000400003
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

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