Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/27096
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
a11n17.pdf213,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje
Brief indications for the teaching of sociological theory today
Autor(es): Liedke, Élida Rubini
Assunto: teoria sociológica
teorias sociológicas contemporâneas
teorias sociológicas clássicas
relações micro e macrossocietárias
modelos interpretativos
narrativas
Sociological theory
Contemporary sociological theories
Classic sociological theories
Micro and macro-societal relations
Interpretive models
Narratives
Data de publicação: 2007
Editora: Programa de Pós-Graduação em Sociologia - UFRGS
Referência: Sociologias,v.,n.17,p.266-278,2007
Resumo: O artigo busca argumentar sinteticamente acerca da relevância dos estudos em teoria sociológica, considerada em termos de modelos interpretativos, os quais remetem às relações entre sujeito e objeto, assim como às conexões de sentido entre temas e problemas de ordem micro e macrossocietárias. Propõe-se a considerar cinco conjuntos de aspectos como forma de construção de referências para a análise das diversas abordagens teóricas, quais sejam: culturais, psicossociais, psicanalíticos, político-econômicos e de relações de poder. Ao final, o artigo apresenta dois diagramas ilustrativos das teorias sociológicas clássicas e contemporâneas, considerado o período de 1830 ao momento atual.
The article seeks to present synthetic arguments for the relevance of studies on sociologic theory considered in terms of interpretive models, which point to subject-object relations as well as the meaning connections between themes and micro and macro societal problems. Five sets of aspects are proposed in order to build references for the analysis of distinct theoretical approaches, namely: cultural, psychosocial, psychoanalytical, political-economic and power-based relations. Finally, the article presents two diagrams illustrating classic and contemporary sociological theories, from 1830 to the present.
Unidade Acadêmica: Em processamento
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222007000100011
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.