Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/27096
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
a11n17.pdf213,54 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje
Brief indications for the teaching of sociological theory today
Auteur(s): Liedke, Élida Rubini
Assunto:: teoria sociológica
teorias sociológicas contemporâneas
teorias sociológicas clássicas
relações micro e macrossocietárias
modelos interpretativos
narrativas
Sociological theory
Contemporary sociological theories
Classic sociological theories
Micro and macro-societal relations
Interpretive models
Narratives
Date de publication: 2007
Editeur: Programa de Pós-Graduação em Sociologia - UFRGS
Référence bibliographique: Sociologias,v.,n.17,p.266-278,2007
Résumé: O artigo busca argumentar sinteticamente acerca da relevância dos estudos em teoria sociológica, considerada em termos de modelos interpretativos, os quais remetem às relações entre sujeito e objeto, assim como às conexões de sentido entre temas e problemas de ordem micro e macrossocietárias. Propõe-se a considerar cinco conjuntos de aspectos como forma de construção de referências para a análise das diversas abordagens teóricas, quais sejam: culturais, psicossociais, psicanalíticos, político-econômicos e de relações de poder. Ao final, o artigo apresenta dois diagramas ilustrativos das teorias sociológicas clássicas e contemporâneas, considerado o período de 1830 ao momento atual.
The article seeks to present synthetic arguments for the relevance of studies on sociologic theory considered in terms of interpretive models, which point to subject-object relations as well as the meaning connections between themes and micro and macro societal problems. Five sets of aspects are proposed in order to build references for the analysis of distinct theoretical approaches, namely: cultural, psychosocial, psychoanalytical, political-economic and power-based relations. Finally, the article presents two diagrams illustrating classic and contemporary sociological theories, from 1830 to the present.
metadata.dc.description.unidade: Em processamento
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222007000100011
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/27096/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.