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Título: Gestão de desempenho por competências : integrando a gestão por competências, o balanced scorecard e a avaliação 360 graus
Outros títulos: Competence-based performance assessment : a model which integrates competence-based management, balanced scorecard and 360º feedback
Autor(es): Brandão, Hugo Pena
Zimmer, Marco Vinício
Pereira, Carolina Guarçoni
Marques, Fernanda
Costa, Helder Viana
Carbone, Pedro Paulo
Almada, Valéria Ferreira de
Assunto: Gestão de pessoas
Gestão de competências
Gestão de desempenho
Balanced scorecard
Data de publicação: Out-2008
Editora: Fundação Getulio Vargas
Referência: BRANDÃO, Hugo Pena et al. Gestão de desempenho por competências: integrando a gestão por competências, o balanced scorecard e a avaliação 360 graus. Revista de Administração Pública, v. 42, n. 5, p. 875-898, set./out. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-76122008000500004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rap/a/SXR5B4nBMv4zL6XBxmcTZpK/?lang=pt#. Acesso em: 19 mar. 2021.
Resumo: Este artigo avalia a percepção de funcionários do Banco do Brasil acerca do novo modelo de gestão de desempenho adotado pela empresa. A pesquisa, de caráter descritivo e exploratório, utilizou-se de questionário semi-estruturado para coleta de dados quantitativos e qualitativos. A amostra foi constituída por 532 funcionários de nove unidades do banco, nas quais o modelo foi implementado para fins de validação. Foram realizadas análises descritivas, de variância e fatorial entre as variáveis componentes do estudo, e análise de conteúdo dos dados qualitativos. Os resultados indicam ser muito positiva a percepção dos sujeitos da pesquisa. O novo instrumento foi considerado mais eficaz, democrático e participativo, conseguindo integrar pressupostos de modelos e instrumentos de gestão referenciados pela literatura como modernos e eficazes, como a gestão por competências, o balanced scorecard e a avaliação 360 graus. Para finalizar, são apresentadas recomendações práticas e sugestões para realização de pesquisas futuras.
Abstract: The present work aims to assess the perception of Bank of Brazil employees on the new model of performance assessment adopted by the bank. This exploratory and descriptive research used a semi-structured questionnaire to collect the quantitative and qualitative data. The sample consisted of 532 employees working in the nine branches of the bank where the model was implemented for validation. Descriptive, factorial and variance analyses were made on the variables involved in the study, and analysis of the qualitative data. The new tool was considered more effective, democratic, participative and able to integrate postulates of management models and tools such as Competence-Based Management, Balanced Scorecard and 360º Feedback, which are accredited by the literature as being modern and effective. Practical advice and future directions for this sort of research are provided.
Licença: Revista de Administração Pública - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Disponível em: https://www.scielo.br/j/rap/a/SXR5B4nBMv4zL6XBxmcTZpK/?lang=pt. Acesso em: 19 mar. 2021.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0034-76122008000500004
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