Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/27247
Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
ARTIGO_ BarreirasPromocaoCriatividade.pdf254,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Barreiras à promoção da criatividade no ensino fundamental
Otros títulos : Obstacles to the promotion for creativity in the elementary school level
Autor : Alencar, Eunice M. L. Soriano de
Fleith, Denise de Souza
Assunto:: Criatividade (Educação)
Ensino fundamental
Fecha de publicación : ene-2008
Editorial : Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
Citación : ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de; FLEITH, Denise de Souza. Barreiras à promoção da criatividade no ensino fundamental. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 24, n. 1, p. 59-65, jan./mar. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722008000100007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722008000100007.
Resumen : O objetivo deste estudo é investigar a percepção de professores do ensino fundamental sobre barreiras que os dificultam a propiciar condições favoráveis ao desenvolvimento da capacidade criativa de seus alunos. Participaram do estudo 398 professores de 1ª a 4ª série do ensino fundamental, de escolas públicas e particulares localizadas no Plano Piloto de Brasília e em outras regiões administrativas do Distrito Federal, os quais responderam a uma checklist de barreiras à promoção da criatividade em sala de aula. As barreiras mais indicadas foram relativas ao aluno, como elevado número de alunos em sala de aula e alunos com dificuldades de aprendizagem. Um maior número de barreiras foi apontado por professores de escolas públicas localizadas em regiões administrativas do Distrito Federal distantes do Plano Piloto de Brasília e que lecionavam na 3ª série.
Abstract: The purpose of this study was to investigate elementary school teachers' perception of obstacles for the promotion of favorable conditions to the development of their students' creative capacity. The participants were 398 1st to 4th grade elementary school teachers from public and private schools located in the Pilot Plan of Brasilia and other administrative regions of the Federal District, who completed a checklist of obstacles for the promotion of creativity in the classroom. The more frequent obstacles were related to the students, such as a great number of students in the classroom and students with learning difficulties. A greater number of obstacles were pointed out by teachers from public schools, from schools located far from the Pilot Plan of Brasilia and who taught to 3rd grade.
Licença:: Psicologia: Teoria e Pesquisa - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722008000100007&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 jan. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722008000100007
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/27247/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.