Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/2726
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Dissert_Audrey Quast.pdf3,32 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Solvência, metáfora e transição em tessituras poéticas : inventividades de um espírito aprendiz
Auteur(s): Quast, Audrey Ramos
Orientador(es):: Teles, Lúcio França
Assunto:: Imagem
Figuras de linguagem
Arte
Date de publication: 15-déc-2009
Référence bibliographique: QUAST, Audrey Ramos. Solvência, metáfora e transição em tessituras poéticas: inventividades de um espírito aprendiz. 161 f. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Résumé: Atribui como título deste trabalho Solvência, Metáfora e Transição em Tessituras Poéticas: Inventividades de um Espírito Aprendiz, por englobar idéias discorridas acerca da Arte na contemporaneidade, a qual aponta para contribuições da interatividade, o surgimento de um novo espectador, a presença de tecnologias de várias ordens, novas formas de criação e fruição, dentre outros, bem como, por evidenciar algumas interconexões que estabeleci entre: linguagens e manifestações artísticas; recursos, interfaces que exercem a intermediação dessas manifestações; a existência de figuras de linguagem nas Artes Plásticas; a Metáfora que permeia a Arte de Transição, na virtualização do solvente físico para o solvente virtual; diversas transições que passam Arte, seres humanos e tecnologias; as relações de imagens prontas, interatividade e acessibilidade à Arte; espectador-ator nas produções atuais e questões de autoria nesse cenário; contribuições desse universo artístico e de tecnologias computacionais para a Educação; dentre outros assuntos relacionados. A Solvência foi apresentada com uma nova figura de linguagem, por ser um recurso expressivo e seria reconhecida, quando fosse percebido que uma imagem passou por algum processo de solubilização, a fim de conceder-lhe novo sentido e expressão, formar uma nova. Demonstro e caracterizo a Poética da Solvência e outras criações artísticas que permitem uma visualização desse contexto contemporâneo. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
I assigned to this work the title Solvency, Metaphor and Transition into Poetic Weaves: Inventivities by an Apprentice Spirit, because it includes my ideas about Art on contemporaneous age, that indicated about many contributions from interactivity, the emergence of a new spectator, the varied technologies, new forms of creation and fruition, etc. I evidence some intercommunions that I established among: languages and artistic manifestations; resources, interfaces of those manifestations; the presence of figures of language on the Plastic Art; the metaphor between the Transitional Art, on virtualization of the physical solvent to the virtual solvent; several transitions that happen with Art, human being and technologies; the relations of made images, interactivity and accessibility, spectator-actor on the nowadays productions, questions about authorship; contributions of this artistic universe and computational technologies for Education; and so on. The solvency was presented like a new figure of language, because it is an expressive resource and it should be recognized, when we realized that an image was dissolved, transformed, to the purpose to give it a new sense and expression. I demonstrate and I feature the Poetic from Solvency and other artistic creations that they allow a visualization of this contemporary context.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/2726/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.