Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/27278
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
ARTIGO_TextoVisualEstereotipos.pdf411,72 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Texto visual, estereótipos de gênero e o livro didático de língua estrangeira
Autre(s) titre(s): Visual text, gender stereotypes and L2 textbooks
Auteur(s): Oliveira, Sara
Assunto:: Língua inglesa - estudo e ensino
Livros didáticos
Estereótipos de gênero
Date de publication: jui-2008
Editeur: UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
Référence bibliographique: OLIVEIRA, Sara. Texto visual, estereótipos de gênero e o livro didático de língua estrangeira. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 47, n. 1, p. 91-117, jan./jun. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-18132008000100006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tla/a/Rc7rsYSmF8DZXhsHtjV69dn/?lang=pt#. Acesso em: 06 jun. 2022.
Résumé: Este trabalho, recorte de pesquisa mais ampla, em andamento, objetiva descrever os resultados preliminares sobre a presença de estereótipos de gênero nos textos visuais de materiais didáticos, utilizados no ensino de línguas estrangeiras em escolas brasileiras de nível fundamental e médio. Nesse contexto, uma abordagem crítica serve como pano de fundo adequado para fundamentar a pesquisa. Embora a pesquisa como um todo tenha incluído cinco línguas estrangeiras, este trabalho relata apenas os resultados referentes aos livros-texto de inglês e francês (28 livros). A análise qualitativa dos materiais aleatoriamente selecionados demonstra que ainda é bastante estereotipada a representação de homens e mulheres no que diz respeito ao papel profissional, econômico e às relações afetivas apontadas para cada um.
Abstract: This paper, part of a broader, ongoing research, has as its purpose to present the preliminary results related to the presence of gender stereotypes in the visual texts of a selection of textbooks used in the teaching of foreign languages in Brazilian primary and secondary schools. A critical stance guided the analysis of the instructional materials. Although the research has included five foreign languages, for the purpose of this paper only the results related to English and French textbooks (28 books) are reported. The preliminary results of the qualitative analysis of randomly selected materials indicate that men and women are still visually represented in a stereotyped way as far as professional, social, economic and affective aspects are concerned.
Licença:: Trabalhos em Linguística Aplicada - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/tla/a/Rc7rsYSmF8DZXhsHtjV69dn/?lang=pt#. Acesso em: 06 jun. 2022.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0103-18132008000100006
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/27278/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.