Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/27365
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
a15v14n3.pdf151,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: As contribuições a partir do olhar atento: estudos do meio e a educação para a vida
Contributions of attention: studies of the environment and education for life
Autor(es): Lestinge, Sandra
Sorrentino, Marcos
Assunto: Ensino-aprendizagem
Educação ambiental
Percepção
Estudo do meio
Teaching-learning
Environmental education
Perception
Studies of the environment
Data de publicação: 2008
Editora: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
Referência: Ciênc. educ. (Bauru),v.14,n.3,p.601-619,2008
Resumo: O presente artigo tem por finalidade apresentar alguns autores que dão ênfase à utilização de atividades de campo dirigidas, realizadas em ambiente extraclasse, aqui denominadas de estudos do meio; contextualizando-as, criticamente, como possível contribuição frente à crise de percepção vivida na contemporaneidade. Apesar de não estar restrito apenas à comunidade escolar ou ao ensino formal, é como recurso didático que o estudo do meio é valorizado, devido aos resultados expressivos - pois imprime qualidade - nas relações de ensino-aprendizagem, interpessoais e intrapessoais. A percepção sobre o cotidiano, a realidade social, cultural, histórica, do meio físico e natural foi e ainda é fundamental no processo de formação do cidadão emancipado e compromissado; e, deve ser uma prática constante para nortear as sociedades da "era do conhecimento" rumo à construção de saberes para a sustentabilidade socioambiental e melhoria da qualidade de vida.
The objective of the present article is to present some authors who emphasize the utilization of field-based activities, performed in out-of-the-class contexts, here called studies of the environment, placing them, critically, in context, as a possible contribution vis-à-vis the crisis of perception we are facing today. While it is not restricted solely to the schooling community or to the formal teaching, it is as a didactical resource that the study of the means is valued, owing to the outstanding results - since it applies quality to - in the teaching-learning, interpersonal and intrapersonal relationships. The perception on the day-to-day, the social, cultural and historical reality of the physical and natural environment was and still is crucial to the process of formation of the independent and committed citizen; and it must be a constant practice guiding societies in the era of knowledge, towards construction of knowledge for socio-environmental sustainability and quality of life improvement.
Unidade Acadêmica: Em processamento
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132008000300015
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.